segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Dia do Perfil do Aluno

Dia do Perfil do Aluno - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Dia do Perfil do Aluno

Foi hoje e, devo assinalar, em tempo recorde, a escola organizou-se muitíssimo bem.
Os alunos foram agrupados por ordem alfabética, baralhados relativamente à faixa etária e ao confortável grupo turma formando improváveis "turmas". Aos professores competia-lhes apenas fazerem a recepção dos alunos que compunham cada grupo, apresentarem os respectivos líderes e abandonarem a sala porque o trabalho durante os dois primeiros tempos da manhã competia-lhes por inteiro.
Da parte dos alunos, todas as etapas foram cumpridas na maior das civilidades incluindo o fórum de apresentação das conclusões que decorreu das 14:30 às 16:15, durante o qual uma representante do 2.º Ciclo e um representante do 3.º Ciclo, ladeando uma aluna moderadora dos trabalhos, e que é a presidente da Associação de Estudantes, apresentaram uma súmula das opiniões dos nossos alunos sobre o que alterar na forma como a escola se organiza - espaços físicos, modo de funcionamento, materiais pedagógicos, aulas, horários, desenhos curriculares, visitas de estudo, clubes, cantina, apoio de técnicos especializados...
De notar que tudo decorreu dentro da normalidade... e foi até muito produtivo... excepto o que dependia do ME. Bem tentamos acompanhar em directo a conferência que decorria no espaço expositivo da Fundação Champalimaud... mas a imagem chegava aos soluços, intercalada com enormes períodos estáticos, impossibilitando a compreensão da coisa . É que isto de querer fazer omeletes sem ovos é, comprovadamente, coisa impossível. E depois não sei o quê do aluno do século XXI... mas, nos entretantos, as escolas continuam com equipamentos já obsoletos do/no século XX.
Mas a Catarina Furtado estava gira... estava gira que eu vi!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.