quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Disciplinas de Primeira e Disciplinas de Segunda

Imagem surripiada na net

Disciplinas de Primeira e Disciplinas de Segunda

A notícia já é de ontem mas hoje volto a ela para reforçar uma ideia minha, por certo idiota, que ontem me ocorreu de imediato ao ler o que se foi escrevendo e ao ver o PSD chamar a si, e ao ministro Nuno Crato, os louros pelos resultados conseguidos à disciplina de Matemática de 4.º ano. Já agora, Nuno Crato fez exactamente o mesmo aqui.
Reforço o que ontem já escrevi: e as Ciências, senhores? E o fiasco da queda das Ciências no mesmo ranking? É que de 2011 para 2015 verificamos uma descida da 19.ª posição para a 32.ª! Não reclamam para o PSD e para o ministro Nuno Crato semelhante descida?!

Certo certo é que com Crato tivemos a introdução de um desenho curricular que nitidamente separa as disciplinas de Matemática e Português das restantes, ddesde o 1º. Ciclo. Estas são as disciplinas de primeira, as disciplinas de eleição. Todas as restantes são disciplinas de segunda categoria... havendo mesmo disciplinas de terceira categoria... estou a lembrar-me, por exemplo, de TIC no 3.º Ciclo.
Sim, porque o aumento das horas lectivas a Matemática e a Português foi feito à custa de horas roubadas a outras disciplinas. Disse bem, disse e escrevi bem - foram roubadas. O que desequilibrou todo um desenho curricular.
Só para que se saiba, estamos a falar de 275 horas anuais dedicadas à Matemática, somos mesmo os campeões pois nenhum outro país lhe dedica tantas horas!, sendo que a média dos países participantes no TIMMS é de 157 horas anuais. Mais quantidade é sempre melhor? Pois não é. A Coreia do Sul dedica umas modestas 100 horas anuais a Matemática e alcançou a medalha de bronze neste campeonato.

E deixem-me puxar a brasa à minha sardinha. Vejamos o caso de História, de 3.º Ciclo, na minha escola. Em tempos que já lá vão, já tive três tempos semanais de 50 minutos para leccionar um programa menos exigente do que este que agora lecciono em 100 minutos semanais.
Esta gente quer milagres? Talvez em Fátima? Em cima de uma azinheira?
É que o raio da manta, assim, não dá mesmo para cobrir de modo equilibrado a totalidade das disciplinas.

Portugal com subida redorde nas notas de matemática do 4.º ano

PSD congratula-se com melhoria dos conhecimentos a matemática no 4.º ano

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