domingo, 6 de setembro de 2009

Tâmega


Rio Tâmega em 5-9-2009
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Tâmega

A deslocação, para quem quiser ver de perto o espectáculo dantesco do Tâmega, não oferece nenhuma dificuldade e não tem nada que saber. Na estrada que acompanha o Tâmega para o Marco de Canaveses vire à direita em direcção a Formão. Pare só na margem de um rio agonizante. Leve calçado apropriado para sentir bem o lodaçal podre por debaixo dos seus pés.
Se pretender descer noutro local, desça de carro, e aproxime-se da margem esquerda, que há vários locais onde o pode fazer, com todo o conforto, e há várias estradas que o levarão direitinho ao local do crime.
Esta noite descarregaram a barragem e o rio está muito baixo, consequentemente o espectáculo deve ser ainda mais impressionante do que eu o vi pois as poças infectas devem ser mais do que muitas decorrentes do descer das águas nas margens.
Leve calçado apropriado para andar à vontade. Não faça como eu que fui de sandalinhas e que ainda hoje sinto aquela massa infecta a conspurcar-me os pés.
Fotografe. Denuncie. Fale. Escreva. Tecle. Faça o que puder.
O Tâmega precisa dos olhos, da voz e das mãos de todos.
Não se trata só de um problema dos amarantinos, pois não?

6 comentários:

maria almeida disse...

Não, Anabela! Trata-se de um problema de todos.
Estou impressionada mas, infelizmente, não surpreendida. Há muito que o meu país nos habituou a estas imagens de putrefacção... na natureza e não só.
Ante a incúria dos que podem mas não querem (vá-se lá saber por que razões obscuras) é um dever cívico divulgar estes atentados públicos para que não caiam no esquecimento.
Já enviei a todos os meus contactos, pedindo-lhes que façam o mesmo.

Em@ disse...

Não, Anabela, este é um problema de todos.Tudo o que é ambiental afecta todos os seres vivos do planeta.E para além de triste, estes problemas deixam-me aterrorizada!

Anabela Magalhães disse...

Impressionada é um excelente termo mas, garanto-te, não tanto como eu que vi aquilo com os meus olhos e cheirei aquele espectáculo dantesco com o meu nariz.
É incrível como todos os que têm responsabilidade se parecem demitir deste problema.
Nós estamos completamente fartos!
Obrigada pelo teu apoio, Maria.
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

Ano após ano, ano a pós ano e a cada ano pior sem que haja alguém que ponha cobro a isto! Já chega!
Resta-nos denunciar, Em@.
Beijocas e obrigada pelo apoio.

Helder Barros disse...

Até Faz doer o Coração dos amarantinos... mas é tão chocante que vai mais longe e deve doer a qualquer cidadão com ideias limpas!

Anabela Magalhães disse...

Helder
Tens de ir lá ver com os teus próprios olhos. Garanto-te que é bem pior do que parece. É simplesmente dantesco. Leva a tua máquina e dispara.
Divulga, por favor, pelos teus contactos.
Bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.