segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

The Truth Is Hard



The Truth Is Hard

Pois é.

Calhaus do Tâmega / Calhaus da Ínsua















Calhaus do Tâmega / Calhaus da Ínsua - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Calhaus do Tâmega / Calhaus da Ínsua

É certo, os calhaus do Tâmega existem desde que o rio é rio. E também é certo que os calhaus da Ínsua existem na Ínsua desde que a Ínsua é Ínsua. A água mais ou menos impetuosa que sulca vales e rasga desfiladeiros a isso obriga fazendo rodopiar os calhaus em danças intermináveis arrastadas por quilómetros e quilómetros, envolvidos pela água doce/violenta do Tâmega.
Mas os calhaus, também há quem lhes chame rebos, apesar de estarem na Ínsua, encontravam-se bem tapadinhos à custa das areias que foram sendo depositadas ao longo dos anos de cheias mais ou menos intensas, mais ou menos suaves.
A que tivemos este ano não foi das mais graves e esteve até longe disso, afinal só beijou o "jardim", mas a cheia foi o suficiente para destapar os calhaus adormecidos da Ínsua e para os deixar à mostra, sem dó nem piedade, mais parecendo agora, certas partes da Ínsua, um mar de calhaus amarantinos. Por certo haverá por aqui quem não ligue patavina a estas coisas do rio e das suas margens, por certo haverá também quem ache este assunto irrelevante, por certo até haverá quem ache esteticamente a ìnsua bem mais linda agora do que antes. Não é o meu caso. Olho para ela e sinto até repugnância pelo que vejo e, confesso, nunca a vi assim com um aspecto tão desolador, esburacada aqui e ali pela força do rio, com um mar de calhaus do lado da Feitoria e devastação visível para quem a olha do lado do mercado. Mas talvez eu seja distraída... ou então talvez eu esteja de gosto estragado e afinal a Ínsua se apresente agora coisa muito bela quando olhada do cimo da Ponte Nova, ou do acesso aberto na margem direita do Tâmega mesmo por baixo do antigo Parque de Campismo de Amarante.
Sim, é certo, os calhaus do Tâmega existem desde que o rio é rio. E também é certo que os calhaus da Ínsua existem na Ínsua desde que a Ínsua é Ínsua. Mas... haveria necessidade de os deixar à mostra, quais alicerces de uma fundação que está agora ainda mais fragilizada?

Nota - Cliquem sobre as fotografias para as lerem na sua totalidade.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Desfile de Carnaval - O Miúdo

Desfile de Carnaval - O Miúdo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães~

Desfile de Carnaval - O Miúdo

Já faz parte da tradição. Em dia de desfile de Carnaval organizado pelo infantário "O Miúdo", a cidade enche-se de gente do centro de Amarante e dos seus arredores para ver passar os nossos mais pequenitos amarantinos disfarçados de tudo e mais alguma coisa. E a cidade anima-se, sacode a letargia invernal e as ruas emolduram-se de gente literalmente apinhada para ver o cortejo passar.
Este ano tivemos pintainhos, vaquinhas, agricultores, peixinhos, pescadores, florzinhas, jardineiros, apicultores e abelhinhas... todos lindos de morrer... como manda a tradição.
Os meus parabéns a todos quantos participaram e contribuíram de algum modo na organização deste espectáculo que é tão ao gosto cá da gente.
E, para o ano, esperamos mais! Até lá!

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Embarcar para a Barca

Barca - Serra da Aboboreira - Amarante
Fotografias de Anabela e Artur Matias de Magalhães

Embarcar para a Barca

Trocar os sapatos de polimento pelas galochas. Trocar a vida citadina pela rural. Trocar o granítico chão amarantino pela erva macia a crescer louca pelo chão. Trocar o teclado do computador pela tesoura da poda, pela enxada, pela serra, pelo ancinho. Trocar o cansaço neuronal pelo cansaço físico... bom!... foi o que fiz hoje. Porque estava exauridinha da mona e queria combater este cansaço mau trocando-o pelo cansaço bom que advém do contacto íntimo com a natureza.
Está feito. Cheguei renovada.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Projeto "Ver para Querer"

Projeto "Ver para Querer" - E.B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Projeto "Ver para Querer"

E, ao quarto dia, terminamos o trabalho que foi iniciado na passada terça-feira. Vou usar as palavras de um aluno que, no fim deste dia intenso de atividades em que percorremos todas as turmas da E.B 2/3 de Amarante, chegou junto da equipa e soltou palavras doces que nos deixaram a sorrir "Queria dar-vos os meus parabéns! Vocês trabalharam muito bem!"
E, por agora, o trabalho de recolha de dados está completo. A equipa visitou vinte e oitos turmas, tantas quantas existem na E.B 2/3 de Amarante e contactou com praticamente todos os alunos. Agora, segue-se o tratamento de dados na Ordem dos Nutricionistas.

Professora Exaurida... mas em Modo Carnaval

Professora exaurida em Modo Carnaval - Amarante
Fotografia de Neuza

Professora Exaurida... mas em Modo Carnaval

A professora exaurida sou eu, no fim de uma semana caótica de trabalho. Para casa trouxe mais trabalho - seis turmas de testes para corrigir mais uns quantos portefólios. Mas, por agora, festejemos um Carnaval antecipado. E porque é Carnaval, ninguém leva a mal. E que a alegria não nos falte.
Certo?

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Projecto "Ver para Querer"

Ver para Querer - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Projecto "Ver para Querer"

E ao terceiro dia de trabalhos, a equipa exclusivamente feminina que intervém no âmbito do projecto "Ver para Querer" apresentou-se sorridente e bem disposta na E. B. 2/3 de Amarante, pelas 8:15 da manhã.
Hoje, a aplicação dos inquéritos e a avaliação antropométrica foi realizada nas turmas 6.º A, 5.º B, 8.º B, 7.º E, 5.º E, 9.º B e 8.º D e amanhã será um novo e último dia desta primeira fase de intervenção que envolve desde já quase todos os alunos das nossas turmas do 5.º ao 9.º ano de escolaridade.

Projecto "Ver para Querer"

Ver para Querer - E.B. 2/3 de Amarante - S. Gonçalo
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Projecto "Ver para Querer"

Hoje voltamos ao terreno e cumprimos o segundo dia de avaliação antropométrica, inquérito alimentar e questionário de conhecimentos alimentares dirigido aos alunos de mais sete turmas da E. B. 2/3 de Amarante. Os trabalhos iniciaram-se pelas 8:30 e terminaram pelas 16:30. E amanhã volta a haver mais.
A colaboração entre a Ordem dos Nutricionistas e a E:B. de Amarante já se nota pela Escola.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.