quarta-feira, 10 de maio de 2017

Eduardo Teixeira Pinto



Eduardo Teixeira Pinto

Hoje repesco um post escrito em 10 de Maio de 2015, faz hoje precisamente dois anos e que, passado todo este tempo, verifico que se mantém actual, para o bem e para o mal. A ideia da criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto começa a germinar a partir de 2010 e as primeiras demarches no sentido da criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto datam do final do mandato autárquico anterior. Passados cerca de quatro anos sobre as mesmas, e já com outro poder autárquico legitimado pela população do concelho de Amarante, verifica-se que o desejo de ver criado, em Amarante, o Museu Eduardo Teixeira Pinto, ainda está por cumprir. Para desgosto de muitos, para desgosto de todos quantos apreciam o legado de Eduardo e que gostariam de o ver completamente reconhecido localmente.
Mas pode ser que esteja para breve... sim?

"Hoje dou a palavra à filha deste enorme fotógrafo amarantino, Verónica Teixeira Pinto, presidente da Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, incansável batalhadora, cara primeira desta Associação e que tem vindo a desempenhar um papel a cada dia mais relevante na divulgação da obra de seu pai.
Sim, este é o tempo de criar um Prémio de Fotografia ligado a este fotógrafo de génio... e sim, este é o tempo de caminharmos para a inauguração de um Museu de Fotografia Eduardo Teixeira Pinto.
Amarante agradece. Os Amarantinos dentro dela também!

Hoje, repito-me:

Eduardo Teixeira Pinto fotografou a história de Amarante e dos seus arredores, fotografou as suas paisagens e as suas gentes como ninguém mais o fez.
Cabe-nos a nós, amarantinos, seus herdeiros, vencermos esta interioridade difícil e levarmos o mais longe que pudermos o seu nome, a sua obra."

2 comentários:

Anónimo disse...

Anabela, pelo que ouvi falar na rua será candidata pela CDU ao agrupamento de freguesias de S.Gonçalo. Quero que saiba que terá o meu voto. Creio que consigo a Rua da Cadeia ganhar vida, sobretudo ao nível do comércio local. Bem haja por avançar.

Anabela Magalhães disse...

Ah ah ah... essa é a anedota do ano! No dia em que eu integrar uma força política, uma seita religiosa, um clube desportivo... o que for... precisarei de ser internada. ;)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.