domingo, 28 de maio de 2017

Descentralização/Municipalização


Descentralização/Municipalização

Chamam-lhe descentralização mas também lhe podemos chamar municipalização. Já está a ser preparada faz tempo e parece que dará importantes passos no sentido do seu aprofundamento durante esta legislatura. Parece que só ficarão de fora algumas, poucas, escolas intervencionadas pela Parque Escolar e nós, professores! Por agora.
A coisa foi chegando devagarinho, foi-se impondo, foi-se experimentando aqui e ali. Se estivéssemos num país normal até que faria lógica tudo ser decidido localmente. Como estamos em Portugal, onde os políticos são o que são e por todos são conhecidos, temo o pior. Temo a capelinha, o pálio, a pressão, a partidarite, o compadrio, as jogadas políticas... o presidente sou eu!... e bolas, a Educação devia ficar à margem destas vergonhas.
E assim passaremos de uma concentração de poderes ao nível central para várias concentrações de poderes ao nível do poder local. E assim são também retiradas competências que até aqui eram das escolas e dos agrupamentos. Não passaremos para melhor.
Que palavra têm as escolas aqui? Pois... calem-se já! E isto não é um pedido. É uma ordem.

Governo entrega às câmaras tudo menos professores e escolas da Parque Escolar



Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.