quarta-feira, 26 de abril de 2017

School Canteen - Ver para Querer

Projecto Ver para Querer - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

School Canteen - Ver para Querer

Uma alimentação completa e equilibrada é condição primeira para o bem-estar que todo o indivíduo deve almejar alcançar. Esta alimentação, que se quer completa e saudável, nem sempre está garantida, quer seja nas escolas, quer seja em todas as casas dos alunos que frequentam as escolas portuguesas, sejam elas públicas e privadas. Por vicissitudes várias, que passam por carências económicas mais ou menos graves no seio de tantas e tantas famílias portuguesas mas que passam igualmente pela ignorância relativamente a uma literacia alimentar que não se domina, a alimentação da população estudantil é, frequentemente, incorrecta, desequilibrada, arriscada até em termos de saúde futura porque, convém não esquecer e ter sempre presente, nós somos também e muito! o resultado daquilo que comemos. Hoje, amanhã, depois de amanhã e assim sucessivamente.
Assim, na nossa escola vamos dando pequenos passos que por sua vez se vão somando a outros já dados anteriormente sempre com um objectivo em mente e que é simples: que os nossos alunos não rejeitem uma alimentação equilibrada e que, pelo contrário, a pratiquem. Sem fundamentalismos, claro está, porque uma ou outra transgressão é sempre permitida e apimenta-nos, quantas vezes!, a existência.
Durante a operacionalização deste projecto chamado "Ver para Querer" temos tentado dois caminhos, para além de outros, duas vias distintas mas complementares, para sensibilizar os alunos para a importância da alimentação nas suas vidas e que apelam a dois sentidos muito nossos e que são a visão e o paladar.
A novidade de hoje na nossa School Canteen foram estes individuais coloridos e muito atractivos que, cobrindo feios e velhos tabuleiros castanhos escuros, embelezaram a refeição de todos quantos hoje almoçaram na E. B. 2/3  Amarante.
Porque a conquista também se faz através das imagens que nos entram olhos adentro... "Professora, tem uma caneta para eu fazer a sopa de letras?"
Decididamente, a School Canteen já entrou na moda!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.