sábado, 29 de abril de 2017

História em Movimento - Amadeo de Souza-Cardoso

História em Movimento - Amadeo de Souza-Cardoso
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

História em Movimento - Amadeo de Souza-Cardoso

A actividade, excepcional, decorreu ontem e ocupou-nos dois tempos previstos para as sessões semanais do Clube História em Movimento. Previamente agendada com os serviços educativos do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, e dando corpo a uma parceria feliz iniciada há muitos e muitos anos atrás, recebemos dois técnicos do Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Daniel Ribeiro e Rosa Maria Pinto, que, depois de uma breve abordagem sobre a vida e obra de Amadeo e depois de uma rápida contextualização da época em que este artista de primeira água viveu, desafiaram os sócios do clube para uma actividade que apelava à criatividade e imaginação destes meus alunos que frequentam o 7.º e de 8.º ano e que são sócios deste clube chamado História em Movimento.
Os alunos foram previamente divididos em quatro grupos e cada grupo escolheu um envelope grande, fechado. Lá dentro estavam cópias de fotografias ligadas à vida e obra de Amadeo, recortadas ao acaso. E o desafio foi montar as peças, não todas direitinhas que isso seria demasiado simples e fácil, mas distribuí-las numa cartolina imbuídos, de algum modo, do espírito criativo deste singular artista amarantino, deste singular artista português, mundial até!
O início foi, no geral, custoso, mas depois... foi ver aquela gente a abrir asas e deixar-se levar pela fluidez da imaginação desconstruindo formas, fragmentando-as, à maneira cubista, também à maneira de Amadeo.
Estamos gratos ao Daniel e à Rosa Maria. Orientaram muitíssimo bem esta oficina deixando os miúdos e miúdas verdadeiramente entusiasmados e empolgados com a evolução dos seus próprios trabalhos... o que nem sempre é fácil aos últimos dois tempos de uma semana bem cheia de aulas e actividades.
Os trabalhos ainda não estão terminados, é certo! Mas é igualmente certo que os trabalhos já prometem ficar autênticas obras de arte!
Darei novas!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.