sábado, 1 de abril de 2017

A Cidade da Participação ou a Participação como Modelo para a Cidade


A Cidade da Participação ou a Participação como Modelo para a Cidade

A Participação como Modelo para a Cidade

"A cidade é o exercício existencial colectivo dos cidadãos com consciência da ocupação de um espaço ou de um  território adequado à organização de funções e serviços necessários à vida de cada um.
Por si mesma, a cidade é relação e participação e, na essência das dinâmicas operativas que dão origem à sua constituição e manutenção, estão os cidadãos nas suas acções intercolaborativas e nos seus movimentos de cooperação tendentes a garantir uma ordem e estabilidade relacional entre si.
As iniciativas de sobrevivência e de orientação para o bem-estar comum marcam os processos vitais de revitalização do colectivo social das cidades progressivas e traduzem as necessidades prospectivas de assegurar para todos a busca permanente pelos melhores rumos que no meio e no tempo se possam alcançar.
A realização da iniciativa participativa "Amarante - A Cidade da Participação" agendada para o próximo dia 8 de Abril, a ocorrer no já emblemático Café-Bar de São Gonçalo (Amarante), é resultante dessa inquietação dialógica permanente que está patente na cidade e de que, democraticamente, os cidadãos não abdicam de procurar.
No debate público de ideias sobre a cidade se abrem novos espaços de responsabilidade cívica   participação livre com vista ao encontro de uma melhor cidade que no presente seja capaz de não comprometer o amanhã."

José Emanuel Queirós

Aqui vos deixo o convite. Apareçam no próximo sábado, pelas 17 horas, no coração da urbe, e vamos falar informalmente da Cidade da Participação, da Cidade da Nossa Participação.



Fim da conversa de

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.