sábado, 4 de março de 2017

MOOC “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”



MOOC “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”

Confesso que tenho andado a mil à hora e com alguma/bastante dificuldade em dar conta de todos os meus recados, que é o mesmo que dizer que tenho tido dificuldades muitas em conciliar todos os meus múltiplos afazeres. Ainda para mais quando, já na recta final do curso, fiquei de ites (sinusite + rinite + faringite) assanhadas como o raio que as parte a todas, só me faltaria mais esta crise despoletada por uma queda brusca de temperatura, que eu agora reajo a isto que nem um vidrinho, uma florzinha de estufa, eu sei lá!! Mas, lá se vai fazendo tudo, lá se vão estabelecendo prioridades, como foi o caso deste curso, com prazos bem definidos para a realização de determinadas actividades/tarefas.
Esta formação em que andei embrenhada desde meados de Janeiro e que agora terminei foi toda realizada via e-learning e foi do meu agrado. Sou receptiva às novidades, gosto de experimentar novas ferramentas, estou aberta às mudanças de práticas que teremos de introduzir dentro da sala de aula... assim o ministério da Educação nos dê/me dê condições para isso, nomeadamente tempo para isso, porque não posso de modo algum estar completamente pressionada por um currículo gigantesco que ficou mais complexo nos últimos anos e que prevê somente dois tempos semanais de 50 minutos para a sua leccionação quando antes, menos complexo, previa três tempos semanais de 50 minutos! Nem que corra, nem que salte, nem que não dê uma falta, nem que não perca nem um minutinho por aula eu serei capaz de cumprir o programa! Como diria o outro, jamé! É que, como num passe de mágica e seguindo a teoria do fazer mais com menos levada à sua exaustão!, um terço do tempo de leccionação escafedeu-se e, surpresa!, os conteúdos a leccionar aumentaram! De loucos, portanto.
Assim sendo, aguardo com expectativa a próxima actuação do ME afirmando desde já que quero turmas mais pequenas, o ideal seria nunca passarem dos 20 alunos, e, das duas uma!, ou um currículo mais magro ou mais um tempo semanal atribuído à disciplina de História! E não estou a pedir o céu.
Voltando ao MOOC “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”, resta-me agradecer às outras duas Anas do Agrupamento de Escolas de Amarante, que comigo estiveram em formação, todo o apoio prestado aqui à je! E sim, um dia destes fazemos outro miúdas!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.