terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Alunos e Professores / Professores e Alunos

Alunos e Professores / Professores e Alunos - Amarante
Fotografias de Rúben Teixeira e Anabela Magalhães

Alunos e Professores / Professores e Alunos

Não existem uns sem os outros. As relações entre eles extravasam, frequentemente, a simples relação inodora, incolor e insípida que advém de quem não consegue, ou não quer, entregar-se de alma e de coração à profissão docente. Quem consegue esta superação de equilíbrio instável, e por vezes perigoso, acumula medalhas feitas de abraços fortes e carinhosos e de beijos sentidos... e de palavras doces segredadas aos ouvidos ou espalhadas aos quatro ventos.

Um dia, numa noite de Carnaval já distante e a altas horas da noite, vinha eu com amigos e familiares da farra vestidinha de Pipi sem meias altas, irreconhecível portanto! quando, em plena Ponte Velha de Amarante, vejo um grupo de jovens disfarçados de sei lá o quê. Um deles, vestido acho que de urso, e sem que eu lhe pudesse descortinar a cara, envolveu-me com os seus braços e para ali ficou  "Professora! Professora"... e era um dos meus meninos de uma turma difícil, de uma famosa turma de um Curso de Educação e Formação, vulgarmente conhecida por CEF... e os meus amigos e familiares a apreciarem a cena.
Ontem voltei aos abraços  beijinhos e palavras doces segredadas aos meus ouvidos... "Professora, vamos tirar uma selfie!".
E tirámos.
"Posso publicar a nossa fotografia no meu facebook?"... Mas é claro, Querido Aluno Meu!
E ele publicou.
E soltou palavras doces ao vento dizendo sentir-se abençoado na minha companhia... e ainda me mandou umas bocas sobre não sei o quê de não atropelar a língua portuguesa... ou eu não fosse a professora das correcções dos erros ortográficos... eheheh...
Hoje partilho-as nesta minha casa, trazidas da casa dele. Porque não as quero esquecer. Porque não quero esquecer que ontem enrosquei-me nestas belas palavras que transmitem muita da complexidade destas relações que se estabelecem entre alunos e professores e entre professores e alunos.
Obrigada, Rúben Teixeira!


Ruben Teixeira a sentir-se abençoado com Anabela Magalhaes.
21 hAmarante
Há gente que fica na história das nossas vidas marcadas pelos melhores motivos. É bom ter pessoas a quem chamamos hoje de amigos mas que em tempo chamávamos de professor. É claro que será sempre tratada como Professora Anabela Magalhaes. Ou quero eu dizer "Mosquita motoqueira" ainda se lembra? Ai como eu tenho saudades desse tempo.....(tentei não atropelar a língua portuguesa)

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.