quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A Minha (Nossa) Rua - Orgulho

Solidariedade - Refugiados  - Amarante 
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

A Minha (Nossa) Rua - Orgulho

A minha rua é a rua onde habito. Mas a minha rua é também o lugar onde habito, sendo que este lugar extravasa para além da minha rua propriamente dita pois estende-se por outras artérias, veias ou capilares da pequenina cidade de Amarante... que devia ter permanecido vila... mas isso são outros quinhentos! Aliás, e para ser mais correcta, a minha rua estende-se frequentemente pelos locais mais longínquos desta nossa casa comum chamada Terra, não conhecendo, por isso, obstáculos naturais ou desnaturados, não conhecendo nem fronteiras, nem muralhas, nem tão pouco muros por mais físicos que eles se revelem.
Assim, o que se vai passando na minha rua é, para mim, ora motivo de orgulho, ora motivo de profunda tristeza. Mesmo que desses acontecimentos apenas me cheguem ecos, fotografias, gritos, gargalhadas... o que for. E sei que há muiiiiita gente por aí que pensa exactamente o mesmo que eu penso.
A campanha local de recolha de roupas quentes para os refugiados que estão na longínqua mas próxima Grécia, muitos em campos de refugiados quase soterrados pela neve. foi lançada ontem pela minha vizinha Flor Ribeiro e num instantinho deu frutos e continua, a esta hora em que escrevo, a dar frutos já que as pessoas, vindas dos quatro cantos de Amarante, continuam a passar pela rua deixando-nos sacos e sacos de roupa quentinha.
Por isso, e por muito mais!, asseguro-vos que sinto muito orgulho nesta rua que se sabe organizar, que é capaz de se mobilizar de um dia para o outro, que se revela generosa, solidária, gentil.
Entre as pessoas comuns, entre as pessoas de rua, generosidade gera generosidade, solidariedade gera solidariedade, gentileza gera gentileza. E esta minha (nossa) rua não é excepção.

Nota - Obrigada Flor Ribeiro pelo empurrão inicial. E, claro, aqui deixo também um agradecimento ao Facebook. Confesso, sem ele isto não seria possível!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.