terça-feira, 20 de dezembro de 2016

"Desburocratizar" a Escolinha

Imagem recolhida na net...

"Desburocratizar" a Escolinha

Bom, a primeira rodada de avaliações já vai a meio e não posso deixar de referir o quanto a introdução de um programa informático fez de bom pela nossa sanidade mental.
Deixámos, finalmente, de escrever sumários à mão e de registar as faltas de presença no calhamaço que arrastávamos para a sala de aula e que tínhamos de trocar hora a hora, acabámos com umas folhecas soltas onde os professores iam registando manualmente faltas de material dos alunos, de atraso, de trabalhos de casa para o director de turma andar sempre informado acerca dos seus meninos e meninas... e acabamos com uma papelada imensa que nos acompanhava sempre para as reuniões porque agora o programa já calcula tudo segundo os dados que previamente foram definidos, desde as aulas previstas e dadas, até às faltas dos alunos, vomita estudos estatísticos e tudo.
Em suma, e fazendo o ponto da situação - Saímos da reunião com a acta, a pauta e com as sínteses globais os alunos para imprimir, tudo à distância de um clique. E mais nada... bom, em situações específicas pode haver mais alguma coisa pouca...
Caramba, confesso que até me lembrei das reuniões de outros tempos, de tempos em que comecei a leccionar nos longínquos anos oitenta do século passado e em que a papelada a circular numa reunião se resumia a uma acta e pouco mais...
Coloquei a palavra "desburocratizar" entre aspas no título deste post porque, de facto, o que essencialmente fizemos foi aproveitar as potêncialidades da informática para a pôr a trabalhar por nós e para nós. E isto só pode ser um procedimento inteligente.

Nota - Quero aqui deixar os meus agradecimentos públicos a duas obreiras incansáveis da minha escolinha. São elas a Elisabete Costa e a Ana Osório. A nossa vida sem elas seria incomparavelmente mais infeliz.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.