domingo, 4 de dezembro de 2016

Amarante e as Iluminações de Natal

Iluminações de Natal - Ano de 2008 - Amarante
Fotografias  Anabela Matias de Magalhães

Amarante e as Iluminações de Natal

Quando temos a sorte e a fortuna de habitar uma cidade extraordinariamente bela, e que é uma pequena/enorme jóia, o que devemos fazer com ela?
Devemos, acima de tudo, tratá-la com o máximo de respeito e, logo de seguida, apenas valorizá-la intervindo somente o necessário para potenciar uma perspectiva, um recanto, um pormenor, por forma a que essa intervenção não se torne sufocante e que, desse sufoco, resulte o esmagamento, o afogamento, a destruição da jóia.
Quando as iluminações de Natal nos fazem lembrar um catálogo de iluminações, sem qualquer rumo, sem qualquer coerência, sem qualquer fio condutor, umas assim e outras assado numa palhaçada hipercolorida que nos remete para uma qualquer romaria indistinta onde só faltam barracas de farturas, a cidade de Amarante só pode sair desvalorizada deste exercício de pimbalhada extremada que eu gostaria de não ver por aqui.
Amarante merece melhor. Merece, acima de tudo, não de uma intervenção em quantidade feita de luzes e mais luzes numa barafunda doentia e incoerente, não sei se barata ou cara, mas sim de uma intervenção cirúrgica, de uma intervenção apenas norteada pela qualidade.
E este princípio é válido não só em termos de iluminação.
Sobriedade, elegância, simplicidade são adjectivos que eu gostaria de estar hoje a usar para caracterizar a iluminação de Natal de Amarante, neste ano de 2016 que em breve finda.
Só que, é impossível.
Assim sendo, hoje partilho iluminações respeitadoras da beleza e da especificidade desta cidade para as dar como exemplo do que anteriormente afirmo.
Infelizmente são as do longínquo ano de 2008, partilhadas, um dia, neste mesmo blogue.
E como ainda nem tive coragem para fotografar as iluminações que este ano "adornam" a minha cidade, deixo-vos com o vídeo oficial e promocional, garantindo-vos que ao vivo a palhaçada consegue ser pior do que aqui aparenta.

Nota - É claro que esta é apenas uma opinião. Mas... será apenas uma?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.