quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A Especificidade de Amarante e da Sua Árvore de Natal

Árvore de Natal - Parque Florestal - Amarante
Árvore de Natal - Alameda Teixeira de Pascoaes - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

A Especificidade de Amarante, dos Amarantinos e da Sua Árvore de Natal

Amarante é uma terra muito específica e muito particular no contexto regional, nacional e até mundial. E assim são os amarantinos... ou, pelo menos, alguns amarantinos. Haverá quem, depois de ler esta minha introdução, até por aqui por Amarante, pense de imediato que eu estou a exagerar e que, afinal, Amarante é uma terra como as outras e que os amarantinos são gente exactamente igual a toda a outra gente dos arredores mais próximos aos arredores mais longínquos. Só que... não é. Só que... não são... e é preciso ser-se muito pato bravo para não reconhecer que só uma terra muito especial, feita de gente de cepa muito especial, daria à luz um centro histórico com a qualidade deste maltratado centro, mas isso é outra história!, e pessoas tão especiais quanto um Amadeo de Souza-Cardoso, um Barros Basto, um Teixeira de Pascoaes, uma Agustina Bessa-Luís, um António Carneiro, um Acácio Lino, um António Cândido, um Eduardo Teixeira Pinto...  e nem cito mais individualidades que é para não maçar muito os meus leitores.
E vamos agora à árvore de Natal de Amarante.
Durante anos e anos a Árvore de Natal por excelência de Amarante foi específica desta terra e terra alguma teve Árvore de Natal igual. A Árvore era sempre feita em suporte natural e vivo, aproveitando a árvore mais alta existente no Parque Florestal situado na margem esquerda do rio e ficou no imaginário de muitas crianças que entretanto cresceram e são já adultas, muitas pais e mães de filhos e que ainda hoje me falam da magia desta árvore.
Bom, está lá. A Árvore de Natal de Amarante está lá, linda, imponente, específica, única, elegante, discreta, mágica... e fotografei-a uma noite destas em fotografia que não saiu lá grande coisa mas que dá para ilustrar este post e o meu ponto de vista.
E o meu ponto de vista é simples - Terra única e específica deve ser tratada de acordo com a sua condição. Todas as terras têm árvores de natal feitas de ferros ao alto que, se de noite podem resultar em coisas mais ou menos belas ou mais ou menos pirosas consoante o enquadramento, de dia resultam num horror sem fim que ainda fotografarei
Em Amarante o caso é ainda pior porque a árvore de natal, colocada na Alameda Teixeira de Pascoaes, igual às árvores de Natal de todas as outras terras dos arredores mais próximos aos mais distantes, para além de muito vistosa... vou ficar-me por este adjectivo, é gigante para o espaço em que se encontra e parece ter sido ali metida à martelada ainda por cima arruinando lugares de estacionamento tão preciosos para a quadra que se aproxima a passos largos.
Ou seja e resumindo - Amarante não é igual. É diferente. E isso deveria ser visível em tudo, das mais pequenas intervenções às intervenções mais encorpadas e significativas... deveria até ser visível na sua Árvore de Natal.
Tantas árvores naturais maravilhosas existem na Alameda e que dariam para iluminar nesta quadra festiva... tão bela a Árvore de Natal do Parque Florestal de Amarante...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.