terça-feira, 29 de novembro de 2016

Matemática - Alunos Portugueses de 4º Ano à Frente dos Finlandeses


Matemática - Alunos Portugueses de 4.º Ano à Frente dos Finlandeses

O post que se segue foi originalmente escrito e publicado no ComRegras.

Sem dúvida que esta é a notícia de hoje, a divulgação dos resultados do TIMSS - Trends in International Mathematics and Science Study - que compara resultados internacionais de Matemática e Ciências e que nos comprova que não só os estudantes portugueses do 4.º ano de escolaridade conseguiram melhores resultados que os míticos finlandeses, como comprova ainda que, entre 1995 e 2015, Portugal foi o país que mais melhorou no que à Matemática diz respeito.
Clara Viana, no Público de hoje, chama este feito, como não podia deixar de ser, para o título da notícia Matemática: alunos portugueses do 4º ano passam à frente dos finlandeses. Mas, já a Ciências...

"Estes testes realizam-se de quatro em quatro anos. Por comparação a 2011, a média obtida por Portugal a Matemática subiu nove pontos, estando agora na 13.ª posição de um ranking que lista 49 países e regiões, dois lugares acima do que foi alcançado há quatro anos.
Já a Ciências (Estudo do Meio no currículo português), pelo contrário, registou-se "uma descida significativa": menos 14 pontos de média e descida da 19.ª posição para a 32.ª" escreve Clara Viana que aborda ainda a desigualdade de géneros verificados nos resultados de Matemática, desta vez com os rapazes na liderança em Portugal.

É claro que o PSD já veio reivindicar os excelentes resultados a Matemática... esquecendo-se, habilmente, de também reivindicar os péssimos resultados de Ciências...

Público - Clara Viana

Matemática: alunos portugueses do 4º ano passam à frente dos finlandeses

Lusa

PSD chama a si louros pelos bons resultados a Matemática

E ainda no Público

Bons resultados a Matemática mostram que houve políticas eficazes

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.