sábado, 29 de outubro de 2016

Prémio de Mérito - Agrupamento de Escolas de Amarante

Prémio de Mérito - Agrupamento de Escolas de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Prémio de Mérito - Agrupamento de Escolas de Amarante

O post que se segue foi escrito há cerca de um ano mas permanece actual. Por isso o recupero. Porque ontem o Agrupamento de Escolas de Amarante entregou os Prémios de Mérito a 93 alunos que não cabiam em si de contentes. A cerimónia, que pela primeira vez contou com a presença do Presidente da Câmara de Amarante, foi bonita de se ver, enxameada que estava de rostos verdadeiramente iluminados por uma luz interior serena, digna, briosa de quem só pode sentir satisfação pelo dever bem cumprido.
 
A noite de ontem foi de entrega do Prémio de Mérito aos Melhores Alunos do Agrupamento de Escolas de Amarante.
O tema é polémico. Mesmo entre nós, Professores, o tema está longe de ser consensual dividindo-se as opiniões entre aqueles que defendem a sua extinção, achando que quem se distingue já se distingue pelo nível alcançado, e aqueles que defendem a sua manutenção como reconhecimento/estímulo à prossecução de um esforço que tem de ser continuado.
Eu, confesso, partilho da segunda visão, esclarecendo que desde que a atribuição do Prémio de Mérito não tenha apenas em conta os resultados escolares puros e duros, isto para precaver e salvaguardar possíveis atropelos e baixarias, isto para ser meiga no português aplicado!, relativamente a outros que poderiam ser encarados apenas como rivais a derreter ou a abater.
A luta pelo alcance do melhor resultado possível deve ser apenas travada no interior de nós mesmos, é uma luta que deve ser nossa e que não nos deve afastar do respeito pelo outro e que não nos deve afastar da solidariedade, tão ausente, tantas e tantas vezes!, das nossas sociedades actuais.
Assim, desde que a atribuição de um Prémio de Excelência ou de Mérito tenha em conta, para além do nível cognitivo alcançado, as atitudes demonstradas ao longo de todo um ciclo de escolaridade, eu acho bem que se distingam estes alunos que não nos fazem perder tempo em contexto de sala de aula, que mantêm uma postura exemplar, que encaram o seu papel a sério, que querem aprender, que querem saber mais e mais, que trabalham forte e feio, muitas vezes indo além do solicitado pelos seus professores, que frequentam a Escola dando o seu melhor, que são cumpridores, que são disciplinados, criativos, solidários e que, enfim, procuram a excelência. E afirmo mais - felizmente, ainda os há na Escola Pública. Felizmente ainda temos excelentes alunos que continuam a escolher permanecer na Escola Pública.
Que a Escola Pública se una para os aplaudir uma vez ao fim de todo um ciclo de trabalho esforçado e continuado, não me parece nada descabido.
Eu aplaudo-os. Tenho-os, por vezes, dentro da minha sala de aula. Nesta noite de entrega de Prémios de Mérito, aplaudo-os com toda a força e vigor. E agradeço-lhes por existirem. Porque a minha vida seria infinitamente mais pobre sem eles. Ok, sem todos os outros também... mas hoje falamos destes, por uma noite falamos destes... e isto não me parece demasiado.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.