segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A Bomba Calórica


Bomba Calórica - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhaães


A Bomba Calórica



Esta sobremesa, composta de porção de queijo e porção de compota de figo, é uma bomba calórica. Vai daí, só deve ser ingerida em doses moderadas e quando o rei faz anos pelo comum dos comensais e, para os mais debilitados por maleitas que se acumulam com a idade, raios partam os colesteróis e afins!, estas sobremesas são mesmo a tentação infernal da qual se devem manter afastados como o diabo se mantém afastado da cruz.
Feita a compota de figos, dei-a hoje a experimentar à pessoa mais difícil cá de casa, o meu pai, que tem como grande referência uma fadinha do lar exímia, a minha mãe, que tudo onde tocava na cozinha virava ouro... líquido ou sólido, doce ou salgado, consoante a sua vontade, sempre sempre ouro.
Está bom de ver que eu não derivo desta sua costela, porque não gosto, porque não sei, porque me baralho toda na cozinha e sai-me tudo trocado... bom, tudo também não, estava mesmo a exagerar porque há coisas que faço até muito bem e uma dessas coisas são as compotas.
Hoje comprovei-o. O Big Boss disse-me, com ar de aprovação, que eu faço tão bem as compotas como a minha estimada e saudosa mãe as fazia.
Ou seja, hoje passei a prova dos nove e fui medalhada, pelo exigente, com distinção.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.