segunda-feira, 18 de julho de 2016

Exposição Gatilho/Porta 43 - Homenagem a Ernesto de Melo e Castro


Exposição Gatilho/Porta 43 - Homenagem a Ernesto de Melo e Castro

Estes dois eventos, a Exposição Homenagem a Ernesto de Melo e Castro presente na Gatilho/Porta 43 e a apresentação do livro Oceanografias, de Antero de Alda, cruzam-se via este último poeta citado e chamado Antero de Alda, um dos mais importantes representantes da poesia visual portuguesa da actualidade. Já falei aqui neste blogue inúmeras vezes deste meu estimado e precioso colega, Professor na EB 2/3 de Amarante, avesso às palavras elogiosas e avesso à exposição pública a que só se atreve quando o rei faz anos... e o rei faz anos muito poucas vezes. Excepção para a sua presença neste mundo maravilhoso a que chamamos Internet e onde Antero se encontra à distância de um clique, mais concretamente aqui. Cliquem e naveguem que o Antero é possuidor de muita coisa muito boa, da fotografia à poesia, que, generosamente, partilha com cada um de nós.
No sábado passado, no meio de tanto e tanto evento cultural à conta de um festival importado do Brasil chamado MIMO, tivemos o privilégio de receber na nossa Biblioteca Municipal Albano Sardoeira um dos pioneiros da Poesia Experimental Portuguesa, exactamente Ernesto de Melo e Castro que se deslocou à cidade de Amarante não só para a merecida homenagem mas também para estar presente no lançamento do livro "Oceanografias" de Antero de Alda.
O evento contou ainda com a presença de outro nome grande deste tipo de poesia, Rui Torres, professor da Universidade Fernando Pessoa e foi tempo ganho para todos quantos aí se deslocaram a meio de uma tarde que mais parecia um braseiro.
Obrigada, Antero! Obrigada também pela tua actividade e pelo impulso dado a uma terra chamada Amarante e a um nome enorme da fotografia amarantina chamado Eduardo Teixeira Pinto.
E obrigada à Associação Gatilho/Porta 43. Com ela, esta rua não voltou a ser a mesma. Apenas porque ficou muito melhor!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.