sábado, 9 de abril de 2016

Uma Fotografia Por Dia, Não Sabe o Mal que Lhe Faria

Uma Fotografia Por Dia, Não Sabe o Mal que Lhe Faria
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Uma Fotografia Por Dia, Não Sabe o Mal que Lhe Faria

"A convivência pacífica entre as diferentes religiões vê-se beneficiada pela laicidade do Estado, que, sem assumir como própria nenhuma posição confessional, respeita e valoriza a presença o factor religioso na sociedade"

Francisco, Papa (Jorge Mario Bergoglio)

"(...) a laicidade é exigida pela própria religião. Porque confundir religião e política significa ofender a transcendência de Deus, e também porque só homens e mulheres livres podem professar de modo verdadeiramente humano uma religião."

Anselmo Borges, padre e professor de Filosofia

As citações que aqui vos deixo hoje, retiradas de contextos muito mais amplos, em ambos os casos de pensamentos intimamente ligados à religião, servem-me apenas para não perder a esperança em dias melhores que, espero, chegarão.
Quando o poder político e a igreja, neste caso católica, perceberem que só têm a ganhar não afrontando os outros, os que não partilham estes pálios protectores, chegaremos a um nível de maturidade, enquanto sociedade, que será infinitamente melhor. Neste estrito aspecto, claro está!
Ou correremos o risco de resvalarmos para sociedades inteiramente promiscuas, onde política e religião se misturam, onde os assuntos do Estado andam de mãos dadas com os assuntos religiosos. Mas aí estaremos ao nível de uma Arábia Saudita, por exemplo. Quem o deseja?
Eu, não.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.