sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Visita de Estudo ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso - 9ºA

Visita de Estudo ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso - Amarante
Fotografias de Ana Raquel Esteves
Visitas de Estudo ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Visita de Estudo ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso - 9ºA

E com tempo muito frio e debaixo de muita chuva, hoje com tudo excelentemente regado, saímos da EB 2/3 de Amarante logo pela manhã em direcção ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso. Eu e os meus alunos, os meus alunos e eu, lá fomos pintalgando o centro histórico desta cidade que é nossa, colorindo-o com os nossos chapéus de chuva, indispensáveis para um dia como o de hoje.
É sempre um prazer entrar Museu adentro acompanhada por miúdos atentos, educadíssimos, interessadíssimos em perceber e compreender este nosso conterrâneo que rompeu com a linguagem pictórica da época e inovou que se fartou, desbravando caminhos desconhecidos, sempre os mais empolgantes de serem percorridos.
Amadeo de Souza-Cardoso foi um diacho de um Senhor Escorpião levado da breca, interessado em escrever a sua própria história, determinado, senhor do seu nariz... e como era lindo o nariz de Amadeo!
A visita de estudo foi impecavelmente guiada pela Drª Aida, em dia de enoooooorme afluxo de grupos de estudantes que visitavam também este importante museu amarantino que está longe de ter somente importância local já que trata-se de um museu de arte contemporânea importantíssimo à escala nacional.
Estarei sempre grata ao pessoal, sortudo!, que habita esta casa de Amadeo onde somos sempre recebidos com uma simpatia, carinho e profissionalismo excepcionais.
E hoje foi mesmo excepcional... pois não é que a visita estava agendada para a sexta-feira... rsssssss... da semana passada?!
Pois é, estes meus neurónios já começam a acusar algum cansaço...

Neurónios, relaxem! Ou então excitem-se... porque ambos os estádios são necessários para alimentar a irrequietude.

"Eu não sigo escola alguma. As escolas morreram. Nós, os novos, só procuramos agora a originalidade. Sou impressionista, cubista, futurista, abstraccionista? De tudo um pouco."

Amadeo de Souza-Cardoso

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.