sábado, 16 de janeiro de 2016

Ainda o Peso das Mochilas dos Alunos - Um pedido às Editoras


Ainda o Peso das Mochilas dos Alunos - Um Pedido às Editoras

As editoras têm a sua quota parte de culpa no peso esmagador que as crianças portuguesas carregam às costas. Hoje, um manual de uma disciplina nunca é só, como no meu tempo de estudante, o manual de uma disciplina e, pelo contrário, vem acoplado a cadernos e caderninhos para isto e para aquilo fazendo aumentar o peso físico e económico da coisa. E eu bem sei que a coisa é um belíssimo negócio....
Adiante!
As editoras podem começar por diminuir o peso dos manuais, expurgando-os de tudo o que possa ser limpo e não seja indispensável, num esforço de depuramento absolutamente necessário. Depois, por certo poderão pensar modelos de livros mais pequenos e poderão usar papel mais leve nas capas e nas folhas interiores. E poderão ainda subdividir o manual em três partes que possam funcionar de forma independente, cada uma destinada ao seu uso durante um período.

Nota - No passado dia 12 pesei as mochilas de todos os miúdos e miúdas da minha direcção de turma e fiquei escandalizada. Algumas chegam a pesar 10 kg.
Nota - Esta subdivisão dos manuais não é inédita e já foi colocada em prática por algumas editoras. Vai daí é repescar esta excelente ideia. Só com esta medida conseguimos reduzir o peso dos manuais em 2/3. É significativo, não?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.