quinta-feira, 19 de novembro de 2015

História - Partilha

História - Partilha - Sala de História - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

História - Partilha

As letras que hoje partilho farão parte de um todo que dirá "História em Movimento" e serão afixadas na Sala de História, do 3º Ciclo, da EB 2/3 de Amarante.
Constituem, se repararem, uma barra cronológica iconográfica que tem o seu início nos primórdios da hominização, no Paleolítico, claro que na Pré-História, matéria primeira das abordagens da disciplina de História, no 7º ano de escolaridade e que avança para o Neolítico, para a civilização pré-clássica do Antigo Egipto, passando pelos Fenícios, abordando também as importantíssimas civilizações clássicas Grega e Romana, o período das invasões - bárbaras, muçulmanas, normandas e magiares, a Idade Média... e que acabará com a letra O recheada dos acontecimentos mais marcantes do século XX.
Este projecto insere-se dentro de um projecto infinitamente maior chamado "História em Movimento", que eu concebi nas férias do ano lectivo de 2010/2011, exactamente no fim do meu primeiro ano de B 2/3 de Amarante a trabalhar como professora residente, digamos assim.
E que continuo a implementar na EB 2/3 de Amarante, procurando tornar mais confortável e adequado, estética e pedagogicamente, o espaço onde especialmente alunos e professores de História se movem.
O trabalho nunca está terminado. Especialmente para quem tem a preocupação de actuar sobre a envolvente, na tentativa, sempre que tal tentativa se pode materializar, de deixar esta envolvente um nadinha mais bonita do que estava antes.
Sei que os alunos agradecem. Pelo menos alguns... muitos... a maioria.
E sim, sei que a Sala de História dá-lhes muito mais pica agora do que aquilo que lhes dava antes.
Se era isto que eu pretendia? Confesso que também era...

Nota - Este trabalho está a ser feito com placas de K-Line de tamanho A4, muito utilizadas para a realização de maquetas em arquitectura, recortes de livros já desactualizados, letras impressas, cola e uma cobertura protectora feita de plástico auto-colante transparente. Et c`est tout!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tanta dedicação e tanto trabalho!!!
Em todas escolas que leciono, falo da professora Anabela Magalhães, da tua entrega, do teu profissionalismo, do teu projeto "História em movimento"...
Que sorte a minha ter-te conhecido!
Xi ❤️

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.