quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Coisas da História que Eu Amo

Trabalho Inacabado - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Coisas da História que Eu Amo

aqui falei deste trabalho que me anda entre mãos e que ajudará a identificar a Sala de História da EB 2/3 de Amarante.
Depois de concluído, as várias letras construídas de forma cronológica e respeitando os grandes temas abordados durante todo o 3º ciclo, rezarão:

História em Movimento - Consequência do Projecto História em Movimento por mim elaborado e em execução desde o ano lectivo de 2010/2011 dado que apenas cheguei à EB 2/3 de Amarante no ano lectivo anterior e estive, durante esse ano, em adaptação e prospecção do meio escolar envolvente.

O História em Movimento foi elaborado apenas porque a História é aquela disciplina que se constrói todos os dias da nossa vida. E convém que o façamos correctamente. Portugal data de 5 de Outubro de 1143, data da assinatura do Tratado de Zamora e não data de um dia antes nem de um dia depois. E há todo um contexto que o explica e o determina. Somos treinados para saber isto e não inventar. O que causa, por vezes, até alguma complicação local...
É o caso deste exemplo: quando se dá o 25 de Abril de 1974 existiam três instituições de ensino em Amarante, excluindo, claro está!, as instituições que ministravam o ensino básico, que ia, à época, até ao actual 6º ano de escolaridade: Colégio de S. Gonçalo, Escola Industrial de Amarante e a Secção do Liceu Nacional de Guimarães.
E ponto final.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.