sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ainda o Cinquentenário da ESA



Registos Biográficos de Profes - S. gonçalo Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Ainda o Cinquentenário da ESA

Se a ESA foi criada em 1975, no dia 26 de Maio, então a ESA tem... pois, é só fazer as contas.

Nota um - Pensei fazer este post de muitas maneiras. Uma possibilidade era ler e transcrever para o corpo do post os dados aí constantes. Depois resolvi usar a estratégia que frequentemente uso com os meus alunos, questionando-os, fazendo-o chegar aos dados aó constantes o mais possível de forma autónoma. Convém dizer que os meus alunos são todos portugueses e não são, de todo, analfabetos dominando todos, uns melhor outros pior claro está, a leitura e, mais difícil, a interpretação do que lêem. Convém ainda referir que não tenho alunos invisuais.
Como, presumo, todos os meus leitores, locais, nacionais e internacionais... vá-se lá saber as explicações para o facto do segundo contingente de visitantes deste blogue serem habitantes dos EUA... serão capazes de Olhar, Ver e Interpretar... tudo coisas diferentes, ensino isto aos meus alunos na minha primeira aula onde faço a minha apresentação de orgulhosa professora de História... optei por apenas colocar dois registos biográficos distintos de duas Professoras aqui do burgo, minhas conterrâneas, uma até foi minha queridíssima professora, que, a meu pedido e explicado o fim a que eu os destinaria, fizeram-me chegar à mão quase instantaneamente os ditos cujos.

Nota dois - Façam das fotografias o que quiserem. A libertação deste post vai ser feita e, a partir desse momento, ele entra naquela coisa assustadoramente maravilhosa chamada Internet e chegará aos meus leitores - portugueses primeiro, depois americanos, depois brasileiros and so one...

Nota três - Nem um milhão de pessoas jurando a pés juntos que a cor que eu estou a ver, não sofrendo eu de daltonismo... não é achando, é mesmo de forma comprovada por exames médicos e tal e coisa... é preto... me farão abanar a cabeça e dizer que sim senhor, é preto... se eu estou a ver vermelho.

Nota quatro - Se eu podia ser diferente? Poder podia... mas não era a mesma coisa.

Nota cinco - A segunda fotografia saiu assim e eu nem tenho explicação para o caso porque foi tirada na horizontal e foi introduzida aqui da forma habitual. Fica assim. Ele há cada coincidência...

Nota seis -  Agradeço do fundo do coração a contribuição educativa, inestimável, que a ESA me deu durante o meu percurso escolar. Agradeço do fundo do coração a alguns Professores Excepcionais, que foram meus e que por aí habitavam à época.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.