segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Regresso às Aulas - Partilha Pedagógica

Auto-Retrato - Les Eysies de Tayac - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Regresso às Aulas - Partilha Pedagógica

O regresso às aulas aconteceu hoje, para a esmagadora maioria dos alunos e professores deste país.
Pela minha escola, professores e alunos terão de se adaptar, ao longo deste ano lectivo, à alteração dos tempos de duração das aulas que, de 90 e 45 semanais, passaram todos a 50 minutos semanais.
Tristeza das tristezas, as minhas aulas de História, que em todos os anos contavam com 135 minutos por semana de aulas, contam agora apenas com 100. Ou seja, escafederam-se 35 minutos todas as santas semanas o que, em 34, a totalidade do ano, dá um rombo de 1190 minutos... para leccionar os mesmíssimos conteúdos, para cumprir as mesmíssimas gigantescas metas de História, definidas pelo MEC.
Entretanto, por aqui o trabalho vai-se reciclando e publicando nas várias páginas que edito. Assim, estão já publicadas as planificações gerais que cobrem todo o 1º período do 7º ano de escolaridade - ver aqui - e também as primeiras apresentações em PowerPoint que utilizarei durante as próximas aulas com os meus novos meninos e meninas do 7º ano de escolaridade - ver aqui.
Resta-me formular um desejo - Que eu consiga espartilhar as minhas aulas sem lhes causar dano de maior!
E, por último, desejo a todos um excelente ano lectivo. Apesar do MEC...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.