quarta-feira, 1 de julho de 2015

Por Acaso as Quelhas São Algum Mijadouro Público?





Nojo de Quelha - Quelha do Sr Batista - São Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Por Acaso as Quelhas São Algum Mijadouro Público?

Se é verdade que as fotografias usadas para ilustrar este post foram tiradas em Julho de 2014 também não é menos  verdade que podiam ter sido captadas por estes dias, na mesmíssima Quelha do Sr Batista que dá acesso ao rio, ali pertinho do Largo de São Gonçalo. Um dia destes passei pela Rua 5 de Outubro e o cheiro nauseabundo exalado desta quelha chegava bem ao eixo da via e espalhava-se, a fragrância, pelos arredores, provocando esgares vários, torcidelas de nariz, passagens rápidas para o lado oposto da rua por parte de quem por ali circulava a pé.
Amarante tem de se afirmar como destino turístico de excelência, é certo, mas assim não o conseguirá. Esta afirmação que se deseja e se quer, pelo menos eu desejo-a e quero-a, terá de passar, obrigatoriamente, por um cuidado cada vez maior por parte do poder político e também por parte dos munícipes e dos nossos visitantes... se não se compreende o mijo em charcos de dias também não se compreende que as pessoas mijem de alto para a quelha com um wc público a meia dúzia de passos. Mas, já que as pessoas se comportam na via pública como autênticos recos numa pocilga, uma vez feita a necessidade, cabe a quem de direito zelar pela limpeza de uma quelha que é calcorreada por muitos autóctones amantes de quelhas e por muitos estrangeiros que apanham ali com um postal odorífico e visual que jamais esquecerão... mas por péssimas razões.
Vem este post a propósito da Festa Amarantina, que decorrerá também nas quelhas que estarão, espera-se, imaculadamente limpas para receber quem nos visita e para nos receber a nós que nunca desistimos delas.
Depois... depois é só continuar uma limpeza que se deseja, tanto quanto possível, imaculada

Nota - Este assunto já foi tratado neste blogue em post que pode ser lido aqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.