quarta-feira, 8 de abril de 2015

Mini Feira Medieval - Agrupamento de Escolas de Amarante















Mini Feira Medieval - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Mini Feira Medieval - Agrupamento de Escolas de Amarante

Esta Mini Feira Medieval foi inaugurada e encerrada hoje. Foi uma das várias contribuições do Agrupamento de Escolas de Amarante para o Encontro Interescolas que decorre durante toda esta semana e é promovido pelo Município de Amarante.
O Agrupamento ao qual pertenço não brinca em serviço e quando se mete a fazer uma actividade, seja ela qual for, fá-la com empenho e orgulho. Há sempre um grupo de Professores, quase sempre os mesmos, de Funcionários, quase sempre os mesmos e de Alunos que, evidentemente!, vão variando com os anos, e que ajudam no que é preciso para erguer o que é preciso e ponto final. No fim, a obra nasce e aparece feita.
Assim nasceu esta feira medieval. Montada ontem ao fim da tarde, foi tomando forma rapidamente já que contou com a colaboração de muitas pessoas e foi vê-la engrandecer-se... contidamente... o oleiro não faltou, o carpinteiro também não, assim como marcaram presença o cesteiro, o sapateiro, as vendedoras de legumes, as odaliscas árabes, a taberneira, o tocador de gaita de foles, os tocadores de bombos, os acrobatas... e até alguns animais fizeram questão de se apresentar em cercados maravilhosos que, confesso, eu gostaria de possuir.
Tanto trabalho! Conseguem imaginar o trabalho que dá montar uma actividade destas?

Nota um - Agradecimentos a todos quantos colaboraram para que esta feira fosse inaugurada hoje. Agradecimentos deveras especiais à Professora Glória Bento e à Professora Elisabete Costa que permaneceram durante a noite no recinto da feira para que tudo estivesse no seu devido lugar, hoje, logo pela manhã.

Nota dois - Crítica - Penso que a divulgação desta actividade, assim como de todas as outras que já decorreram e decorrerão ainda durante o resto da semana, era/é uma competência da entidade promotora do evento, ou seja, do Município de Amarante. Penso também que esta divulgação foi quase inexistente, para não dizer que foi uma caca. As pessoas não souberam atempadamente desta feira ou não souberam de todo. As pessoas que passaram hoje pelo Largo de S. Gonçalo foram tomando conhecimento da feira apenas porque ela estava lá e iam comentando a falta de informação sobre esta actividade que poderia ter chamado ainda mais gente ao centro histórico de Amarante. Não foi uma, não foram duas, não foram dez pessoas a comentar esta falta de informação... mas nem um daqueles cartazes que costumam estar no Largo de S. Gonçalo com o programa das festas para esta semana?! E afixado com a devida antecedência?!
De notar que esta crítica, tal como todas as que já fiz, ou farei, é construtiva. Se eu permanecesse indiferente não perderia o meu precioso tempo a escrevinhar estas e outras linhas. Mas entendo que esse não é o caminho certo, o da indiferença, entendo que é também à conta da crítica que se aprende e se avança, para fazer ainda mais e melhor.
Tenho dito.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.