domingo, 21 de dezembro de 2014

TERRA – Portal de Vida, Planeta do Homem

Lançamento do Livro - Terra - Portal de Vida, Planeta do Homem
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

TERRA – Portal de Vida, Planeta do Homem

Tal como previamente anunciado, o livro TERRA – Portal de Vida, Planeta do Homem, da autoria de José Emanuel Queirós, editado pela Converso-Editora, de Manuel Carneiro, foi apresentado ontem ao público.
A casa esteve cheia, ou melhor, a casa esteve literalmente a esbordar de amigos que quiseram estar com o autor num dia tão significativo para ele... e ontem era um dia/noite difícil à conta dos Jantares de Natal, tantos e tão importantes, marcados para a mesmíssima noite de 19 de Dezembro de 2014. Mas os amigos chegaram do Porto, de Vila Real, de Aveiro, do Marco de Canaveses, de Braga, de Mondim de Basto, de Santa Marta de Penaguião, de Valongo e de Caldas das Taipas
... e claro, chegou muita gente da Nossa Terra, conterrâneos de Amarante que, por isto ou por aquilo, lhe são próximos.
Falou primeiro o nosso Presidente da União de Freguesias de S. Gonçalo, Madalena, Cepelos e Gatão, Joaquim Pinheiro, nosso anfitrião por uma noite já que a apresentação do livro aconteceu nas instalações/sede desta junta, visivelmente satisfeito com o evento. Falou depois o António Luis Crespí, autor do prefácio, Professor na UTAD, visivelmente encantado e entusiasmado com a obra. E falou o autor. A sua intervenção/reflexão sobre o Universo, a Terra e o Homem foi profunda, plena de conteúdo, cheia, sumarenta até dizer chega! José Emanuel Queirós é um comunicador nato, por vezes incómodo no sentido em que não se coíbe de dizer o que pensa com honestidade e com clareza. O autor interpelou-nos e lançou para a audiência algumas questões tão velhas quanto a Humanidade, mas sempre sempre actuais... e vincou a ideia da Terra não ser nossa... sim, frequentemente esquecemos isto... estamos todos aqui em trânsito e nós é que somos pertença da Terra e estamos nela contidos... tal como as montanhas, os mares, as plantas, os restantes animais...
Fiquei a pensar que o José Emanuel Queirós seria a pessoa ideal para conversar com o ministro que tutela o MEC... talvez o conseguisse convencer que a vida não se reduz só a números e que essa ditadura terá que acabar. E que temos todos de repescar as Humanidades... sob pena de nos afastarmos cada vez mais da nossa verdadeira essência, Humana, pois então!

Um prazer escutar-te José Emanuel Queirós! Um orgulho ser tua irmã!
E desejo boa sorte para ti e para a tua obra! E desejo ainda, tal como António Luis Crespí, que em breve estejas a lançar outras obras que, adivinho, se seguirão.

E passo a citar:

"Há uma humanidade por atender em cada um que se afigura causa vital, onde se reserva a passagem de um estádio de racionalidade comum para uma outra dimensão do Ser reencontrado na finitude da matéria. Nesse estádio se estabelece o acesso aos olhos da consciência que nos coloca em sintonia com o Universo, permitindo entender a nossa inerente insersão cósmica na grande arquitectura universal.
Avançaremos, então, para outros estádios da civilização mais evoluídos, com o indivíduo projectado da sua humanidade, corrigindo o arquétipo de Homem e o modelo de sociedade determinados pelos postulados do êxito, do pódio, do poder, da fama e da fortuna que, afinal, acabaram por nos trazer à beira do precipício estelar." 

Nem mais, José Emanuel Queirós!

Escritor de Amarante reúne em livro reflexões sobre a humanidade

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.