domingo, 5 de outubro de 2014

A Palavra a Um Não Professor Chamado Carlos Costa


Professores de Luto e em Luta - Rossio - Lisboa
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

A Palavra a Um Não Professor Chamado Carlos Costa

"BOM DIA!

Estou chocado... e triste... revoltado... e alarmado... incrédulo e aparvalhado...
Acabo de chegar a casa, depois de ter levado, ao autocarro que as vai conduzir a Lisboa, para mais esta jornada de luta, a minha Esposa - Professora já em fins de carreira, e as minhas Filhas Alexandra - Professora no desemprego e Joana - professora colocada com 12 horas em Felgueiras... A elas se vai juntar a minha Filha Catarina, Professora na Faculdade de Medicina de Lisboa.
E O QUE VI..., JUNTO AO AUTOCARRO QUE AS LEVOU, DEIXOU-ME FICAR ASSIM!
Depois do que toda a gente sabe - e muito mais os Professores - de tudo quanto fez um Ministro que em tempos queria implodir o Ministério da Educação e que implodiu a vida de milhares de Professores...
Depois de ver a "revolta" de tantos destes profissionais no Facebook, nas Televisões, nos Jornais...
Depois de ter assistido aos vergonhosos espectáculos da afirmação pública do desprezo deste Ministro para com esta classe profissional...
Depois de... disto tudo e muito mais...Ver partir, de Amarante para Lisboa, um mini-autocarro de dezasseis lugares com outros tantos Professores, a grande maioria já com os cabelos a branquear, apetece-me perguntar: Está tudo bem, Senhores Professores?

E os senhores Dirigentes Sindicais do SPN - Amarante (com excepção da minha Esposa Elisabete) que estão fazendo? Andam nas Vindimas?
E os amigos Professores contestatários do Facebook, a vossa luta não vai além dos murros dados ao computador?
Eu investi no Futuro... Investi nos Professores. Cá em casa, são quatro. Sou o único que não sou Professor. A titulo de brincadeira, até costumo dizer que que sou o único burro cá de casa.
Mas as quatro marcham hoje para a luta, no dia que é seu, pela sua dignidade, pelo seu direito ao emprego, à vida, ao futuro, à esperança dum Governo que respeite os Professores e o Povo deste País...
E é por isso que estou chocado...e triste...revoltado...e alarmado...incrédulo e aparvalhado...
PORQUE PERCEBI QUE AQUILO QUE COSTUMO DIZER DE MIM, A TÍTULO DE BRINCADEIRA, É AFINAL VERDADEIRO EM RELAÇÃO A MUITO PROFESSOR!  "


Nota - O post do Carlos Costa, escrito a quente no facebook, logo pela manhã, é elucidativo dos dias que correm.
Eu fui uma das orgulhosas dezasseis do autocarro que saiu de Amarante em direcção à capital. Acompanhei, portanto, esta família do Carlos, feita de Mulheres Professoras com letra maiúscula que hoje disseram presente com algum/muito sacrifício pessoal. Todas têm família, filhos... o costume.

Agradecida pela companhia e pelo exemplo, Companheiras!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.