terça-feira, 20 de maio de 2014

Amarra-te a Amarante Lab - Laboratório de Inovação Urbana

 

Amarante, a Belíssima - S. Gonçalo
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Amarra-te a Amarante Lab - Laboratório de Inovação Urbana

Só posso estar de acordo com a ideia e ajudar a divulgar o dito laboratório!

MUNICÍPIO ESTÁ A PROMOVER LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO URBANA PARA CRIAR UMA CIDADE MAIS INOVADORA

"Durante dez semanas, uma equipa de quatro jovens vai trabalhar intensivamente para descobrir necessidades não realizadas ou "escondidas" para os habitantes de Amarante e criar soluções para essas carências. Estes jovens fazem parte do projeto Amarra-te a Amarante (AaA Lab), um dos primeiros laboratórios de inovação urbana, que a Câmara Municipal de Amarante lançou.
A missão do AaA La...b é repensar, de forma realista, inovadora e em escala a experiência urbana dos habitantes de Amarante de modo a permitir que as pessoas vivam uma vida melhor na cidade.
Os objetivos desta iniciativa passam por inspirar as pessoas em Amarante a envolverem-se no meio urbano, nas dinâmicas e processos da própria cidade, bem como serem parte ativa e integrante do desenvolvimento da sociedade Amarantina.
Outra finalidade é melhorar a qualidade de vida e dos serviços de Amarante, formar os funcionários Municipais para uma maior ajuda aos utilizadores da cidade e atrair atenção positiva por parte dos media, para ser exemplo de inspiração de criação de ideias e ações inovadoras e criativas para as cidades portuguesas.
As principais tarefas são: contribuir para o planeamento do projeto e avaliação; levar a cabo pesquisas no terreno e reportar descobertas; sugerir ideias e soluções para os diferentes formatos de brainstorming; conduzir testes reais e avaliação das soluções e trabalhar na transformação de ideias em experiências concretas que despertem a participação dos Amarantinos na criação das ferramentas necessárias para a equipa.
A iniciativa decorre até 26 de julho e ao longo das dez semanas os participantes vão levar a cabo pesquisas no terreno, apresentações e tertúlias. A primeira tertúlia vai ter lugar no dia 21 de maio, pelas 21:00, na Porta 43, na Rua Teixeira de Vasconcelos (antiga rua da cadeia). As tertúlias realizar-se-ão todas as quartas-feiras, alternando o local entre a Porta 43 e o Café Bar, no Largo de São Gonçalo.
No decorrer do projeto vão ter lugar duas apresentações, durante as quais serão divulgados os resultados obtidos pelo Laboratório. As datas das apresentações são a 13 de junho e 24 de julho, no Centro Cultural de Amarante, com início às 18:30.
Para uma maior interação com a população, o Laboratório lançou a página do facebook, que pode ser consultada no seguinte endereço: https://www.facebook.com/amarrateaamarantelab
A equipa desafia todos os Amarantinos a envolverem-se com este projeto, de forma a participarem no desenvolvimento da cidade."

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.