terça-feira, 1 de abril de 2014

A Partir da Maqueta de Um Vulcão...

Maqueta da Igreja de Gatão - Centro de Recursos da Sala de História
Fotografia de Antero de Alda

A Partir da Maqueta de Um Vulcão...

A partir da maqueta de um vulcão, espectacular, diga-se de passagem!, e que hoje quase passou debaixo do meu nariz deixando-me a babar de tão linda que estava!, elaborada por alunos do meu 7ºA, estes, vendo-me tão entusismada com a dita cuja, ainda por cima eu adoooooro vulcões!, ofereceram-se de imediato para a construção de maquetas para enriquecer o espólio do Centro de Recursos da Sala de História.
- A sério?! Fazem isso?! - perguntei eu, sabendo eles, e eu!, que tal trabalho não poderá ser feito durante as aulas, todas contadinhas para o cumprimento do programa em vigor que não nos deixa margem de manobra para estes trabalhos extra, que os agarram pela afectividade e pelo prazer de estarem a contribuir para o bem comum, para a felicidade, também!, de outros meninos e meninas que chegarão, todos os anos depois deste, infalivelmente, ao 7º ano de escolaridade.
Os temas ficaram à escolha deles e foram sendo lançados pela sala de aulas fora: uma maqueta dos monumentos megalíticos, em conjunto ou em separado, de Çatal-Hüyük, de Hacilar, das pirâmides de Gizé... enfim, a temática disponível é vasta, variada, infindável.
As maquetas serão feitas em grupo ou individualmente, durante as férias da Páscoa ou até ao final do ano que em trabalho voluntário não há regras a espartilhar a vontade e a criatividade dos meninos e e meninas, cinco estrelinhas! que eu tenho dentro da sala de aulas.
Bonito quando professores e alunos conseguem dar as mãos num projecto que tem de ser comum e que deve ser percorrido de forma harmoniosa e sem conflitos! Assim é o caso.
Darei novas deste trabalho que será só deles.

Nota - A maqueta da Igreja de Gatão que ilustra este post, à falta de uma fotografia da maqueta do vulcão, foi-me oferecida pelo Professor Antero Pereira de Alda e ficará depositada no Centro de Recursos da Sala de História, enquanto este existir.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.