sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de Abril, Sempre!


Cravos Vermelhos - S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

25 de Abril, Sempre!

Hoje volto ao dia 25 de Abril de 2008 e ao post então por mim partilhado. Inevitável, este regresso, depois de ter escutado pela manhã, em sessão solene que assinalou a passagem dos 40 anos do 25 de Abril na Câmara Municipal de Amarante, à leitura de um poema feito, à época, por um querido aluno de "apenas" 14 anos de idade, hoje aluno a frequentar o curso superior correspondente aos seus desejos e aspirações.
A seu pedido, não o identifiquei quando publiquei o seu poema. Hoje republico-o e identifico-o orgulhosamente. O belíssimo poema é de Pedro Pereira.

Continuo a agradecer-to, Pi!

sexta-feira, 25 de Abril de 2008

25 de Abril, Sempre!


Cravos Vermelhos - S. Gonçalo - Amarante - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

25 de Abril, Sempre!!!!!!

Sentei-me no jardim, na terra aquecida pelo solarengo dia que se vivia.
Estava no meio das flores e do chilrear dos pássaros.
Gentilmente toquei as ásperas pedras quentes que estavam a meu lado.
Olhos do mundo.
Perto delas estava um cravo
Fraco e débil
Saudoso do lar
Uma qualquer espingarda de Abril
Uma qualquer arma da revolução...
A Liberdade
O espírito perdeu-se
ou Evoluiu
o cravo vermelho foi esquecido
Mas naquele dia e nos outros eu era livre
Mesmo se nem sempre o valorizámos
Contudo
o cravo de Portugal
ou Portugal num cravo
jaziam no chão...
Propósitos perdidos
Ideais corrompidos.
A Liberdade não era a mesma
Coisas que não deviam ser esquecidas estavam perdidas.
Olhei o Céu e as Árvores e pedi conselhos.
Então num virar da ampulheta
Olhei à minha volta e vi cravos vermelhos
Até onde o olhar alcançava
E quem sabe mais além
A Liberdade de Abril
do Abril da Liberdade
subsistia.
Estava de novo viva.
Empunhada pelos jovens.
Então peguei na mais bela das pedras que estava ao meu lado
E tentei vergá-la mas não fui capaz.
Era Portuguesa e livre.
Tal como eu
Tal como nós.

25 de Abril, Sempre!!!!!!!!

Nota - Se clicarem no link a vermelho recuam direitinhos ao dia 25 de Abril de 2008 e ao inteiro conteúdo do post que assinalou esta data tão significativa para todos nós.
Elsa... só hoje vi, só hoje te respondi... sorry!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.