quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Funcionária Pública - Professora - "Bício" das Aulas

Patisserie Pur Beurre - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Funcionária Pública - Professora - "Bício" das Aulas

Por certo tenho de agradecer à minha querida colega de Geografia, a pioneira!, uma virose assanhada que me atacou desde o fim da tarde de segunda-feira e que se tem vindo a apurar dentro de mim. Começou a fazer-se sentir dentro da sala de aula, com esta professora aos arrepios de frio e nariz a mais parecer uma torneira avariada e a não conseguir vedar. Prolongou-se pelo dia de ontem, já pior, e chegou ao dia de hoje em que só fui trabalhar à conta de pastilhame vário para as dores de garganta e de cabeça, um stop febre, um stop pingo, spray para o nariz para ajudar, agora também um qualquer xarope para a tosse que já se faz sentir.... e a minha sinusite assanhada que nem sei!
Hoje de manhã os alunos viram-me em tão mau estado que me foram dizendo que eu devia era ficar em casa, que andava a ajudar a propagar a virose... e eles têm meia razão... muito embora eles queiram é uma folguinha de mim... e aqui chegados diz um muito lampeiro " Não sabeis? A professora é biciada! A professora tem o bício das aulas!"

Pois não sou a única "biciada" nesta profissão tão exigente e tão mal tratada por quem nos tutela.
Hoje, nem de propósito, a Teresa Martinho Marques escreveu isto no seu mural:

"... quando a energia não está no seu melhor, quando os comprimidos nos fazem companhia há duas semanas e meia, quando o frio e a chuva não param e andamos molhados para trás e para a frente a dar aulas em pavilhões frios no meio de "jardins", e quando ainda é preciso vencer metade da semana e umas reuniões até poder "descansar" (vendo testes na cama), só apetece voltar a ser pequenino e dizer: não quero!!!"

E por certo não ficaremos por aqui... porque, tenho a certeza!, serão centenas ou mesmo milhares, os professores(as) a arrastarem-se pelas escolinhas deste país. E sem que a tutela mereça funcionários deste calibre!

Ai ai! Estou a precisar de Patisserie Pur Beurre!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.