quarta-feira, 23 de outubro de 2013

CEF 2ºA - Visita de Estudo

Visita de Estudo à Biblioteca Albano Sardoeira
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
 
CEF 2ºA - Visita de Estudo

Ontem foi dia de visita de estudo à Biblioteca Municipal de Amarante para a minha turma do 2º ano do Curso de Pastelaria/Panificação.
As recomendações foram as de sempre, que eles são dezassete alunos, quase todos rapazes a necessitarem de cuidados redobrados... não vá passar-lhes pela cabeça sei lá eu o quê.
Felizmente os receios revelaram-se infundados e os meninos e meninas tiveram um excelente comportamento no trajecto e durante a visita guiada maravilhosamente pelo senhor Carlos Cardoso que soube captar-lhes todo o interesse e atenção. Para alguns constituiu uma estreia absoluta a entrada naquele espaço público construído também para eles, outros já tinham estado no seu interior mas estavam longe de conhecer os cantos à casa.
É sempre um prazer acompanhar alunos a estes magníficos equipamentos públicos construídos e/ou recuperados num tempo de vacas gordas e de abundância de recursos que, por certo, não conheceremos tão cedo. E é sempre bom que a Escola, nas pessoas dos seus Professores, ajudem os alunos a compreender este facto e a reconhecer a importância destas infra-estruturas para a população que por aqui habita e que nos visita e que os ajudem a valorizar o nosso património local.
Só se ama o que se conhece... certo?... já alguém o afirmou antes de mim e eu afirmo-o frequentemente aos meus alunos. Aos dos CEF também que eles não são mais nem menos do que os outros.
É também sempre um prazer revisitar esta Biblioteca, fabulosamente recuperada, diga-se de passagem, porque povoada de funcionários simpáticos e afáveis, sempre colaborantes com esta professora que amiúde os revisita acompanhada dos seus alunos, aqui a pretexto do módulo - Lusofonia - A Língua Portuguesa para além de Portugal, já explorado em contexto de sala de aula a partir de um PowerPoint da  minha autoria que pode ser consultado aqui.

Nota - Como a visita correu maravilhosamente bem... e conforme o prometido... alunos meus, agendarei uma outra visita de estudo à Biblioteca da ESA para o visionamento de uma curta-metragem portuguesa, obrigada Professora Elsa Cerqueira!, para vos ajudar a interiorizar que nem só o que vem de fora é que é bom. O que é criado dentro de portas é também excepcionalmente bom... quando o é e só nos fica bem reconhecer este facto. Santos da casa têm de fazer milagres.
Darei novas!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.