domingo, 6 de outubro de 2013

A Palavra à Teresa Martinho Marques

"...olhos no céu e asas para respirar..." - Sahara Ocidental
Fotografia de Artur Matias de Magalhães
 

A Palavra à Teresa Martinho Marques

Hoje dou-lhe a palavra porque revejo-me completamente neste seu texto partilhado com o mundo.

Só para os meus leitores, não professores, terem uma ideia da gravidade do que se passa hoje em dia na Escola Pública Portuguesa... este ano tenho 7 turmas porque na minha escola à disciplina de História está sempre atribuída uma carga lectiva de 90 minutos mais 45 minutos semanais e tenho um CEF que tem uma carga horária de dois 90 minutos semanais. Mas podia estar numa escola com uma carga lectiva atribuída à História de apenas 90 minutos para dois dos anos que fazem parte do 3º ciclo e sem turma de CEF. Ora, se assim fosse, eu teria 11 turmas e fazendo a conta a 30 alunos por turma teria a módica quantia de 330 alunos... o que seria deveras perturbador. Convém referir que eu estou a usufruir de uma redução de duas horas lectivas pela idade e que, sem elas, ou o panorama/perspectiva seria, no mínimo, de 13 turmas e 390 alunos.
A sério... é expectável trabalhar decentemente e com asseio nestas condições?
Sim, já sei. O MEC quer lá saber das nossas preocupações maiores, as pedagógicas...



"... olhos no céu e nas asas para respirar (por entre as absurdas metas de matemática e um programa de 7.º Ciências que nunca dei, que é preciso estudar e que se sustenta num manual cheio de erros). Os decisores políticos (a maioria) vivem c...ompletamente distanciados da realidade. A educação nos últimos tempos parece um reino de loucura.
Antes dos 50, os meus níveis de resistência e paciência eram maiores... Agora, cada vez mais me apetece menos fazer o que não faz sentido e sabemos estar errado. Dilemas.
Com uma turma ou duas aguenta-se tudo... e tudo ainda pode ser poesia. Com várias turmas e 30 ou quase 30 em cada uma, mais responsabilidades de coordenação de outros professores, a coisa é diferente. Fazemos o nosso melhor, tentamos manter os nossos melhores padrões, mas sem conseguir descansar ao fim de semana a energia vai-se desvanecendo e o cansaço acumulando-se cedo demais em cada ano letivo.
I am only human."
 
Nota - Texto surripiado aqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.