domingo, 15 de setembro de 2013

Regresso às Aulas

Auto-Retrato em Dia Feliz - Restaurante Pena - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Regresso às Aulas

Amanhã será tempo de regressar ao contacto com os alunos dentro da sala de aula, já que fora dela fui vendo alguns aqui e ali, fui mantendo contacto via net com um ou outro mais tecnológico e para aí virado, virado para conversar com esta professora farta de MEC até ao tutano mas jamais farta deles.
Hoje perguntei a um grupo - "Preparados psicologicamente para o regresso às aulas?" "Pois preparadíssimos, professora!" - foi a resposta!
E lá vamos nós. Entraremos este ano numa escola particularmente envelhecida no que diz respeito ao corpo docente, o que me perturba substancialmente já que gosto de sangue novo, de ideias novas, de outras visões, dos contactos entre mais velhos e mais jovens em que todos ganhamos e nos enriquecemos enormemente. Mas o MEC decidiu interromper esta troca de forma completamente artificial, cortando cargas lectivas de disciplinas várias, extinguindo áreas disciplinares, aumentando o número de alunos por turma, continuando as políticas socráticas dos megas, agora até já transformados em gigas, teras, eu sei lá!
E lá vamos nós. Nós, alunos, professores e funcionários vários, que uma escola vazia é boa para descansar por uns breves momentos mas deixa saudades dos risos e das gargalhadas, do bulício e da agitação, das confidências partilhadas, do colorido dos miúdos e miúdas que, sei-o, amanhã encontrarei mais crescidos, mais graúdos, mais adultos.
Será um reencontro para os alunos de três turmas, agora a frequentarem o 9º ano.... saudadinhas... mas este meu ano lectivo, que amanhã começa com trabalho dentro da sala de aula, também será feito de alunos totalmente novos e desconhecidos de três turmas de 7º ano e de uma de 2º ano de um CEF de Pastelaria/Panificação que este ano me foram atribuídas.
Amanhã será o dia do recomeço. Para mim, para eles, para nós.
Apesar de todas as dores... ai se as há!... desejo a todos votos de um excelente regresso às aulas!
Eu estou preparadíssima... como de resto pode ser comprovado pelo auto-retrato anexo...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.