segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Novo Ano Lectivo

Catedral de Estrasburgo - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Novo Ano Lectivo

O novo ano lectivo começa a cada 1 de Setembro do ano em curso e, como tal, para muitos milhares de docentes, hoje, dia 2, segunda-feira do ano de 2013, é o dia em que deverão apresentar-se nas escolas onde estão colocados. Para muitos serão as mesmas escolas "de sempre", mas para muitos outros serão escolas totalmente novas, em novas e quantas vezes desconhecidas terras, muitas vezes obrigando a entrar em acção o professor caracol, literalmente de casa às costas, do Norte para o Sul e do Sul para o Norte, num desnorte.
Num desnorte andam também, por estes dias, os professores com horário zero, horários que promovem a angústia de um corpo docente que deveria iniciar o ano lectivo relaxado e feliz.
Hoje é também o dia em que muitos milhares de professores despedidos se apresentarão nos centros de emprego, alguns com mais de vinte anos de serviço!, engrossando filas, piorando as estatísticas que medem este verdadeiro pesadelo/praga social.
Para os professores agora no desemprego ainda restará a esperança de uma próxima colocação... que não chegará, nem pouco mais ou menos, para todos os candidatos.
Boa sorte a todos, conhecidos e desconhecidos. Boa sorte especialmente para a minha querida S... que já merecia paz e sossego. Aliás, mereciam todos!

Nota - Tempos houve em que este dia era sinónimo de uma grande alegria. Agora... não.
Obrigada, MEC!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.