domingo, 30 de junho de 2013

Tâmega

O Rio Tâmega em Gatão - Amarante
Fotografias de Anabela e Artur Matias de Magalhães
 
Tâmega

Hoje foi dia de entrar no Tâmega para o descer desde a Chapa até S. Gonçalo, ora a pagaiar forte e feio, ora colocando braços e pagaia no seu merecido repouso, ora vencendo águas revoltas e frescas, ora descendo quedas de água espectaculares que um nível ainda alto de água permite vencer ainda dentro das canoas.
Partes do rio foram, para mim, uma verdadeira descoberta com zonas muito belas de rochedos estranhos e vegetação luxuriante... mas, em contrapartida, a "nossa" Praia de Cima, que eu frequentei já de Joana à tiracolo, está agora irreconhecível com um areal muito curto e muito íngreme até à água e a ex-maravilhosa Praia de Frariz, onde chegávamos de barco desde os Poços, está agora desaparecida em combate... que decepção... e eu a vê-la de amplo areal, lá atrás no passado...
Entretanto, a Praia de Gatão continua em grande, já povoada que nem sei! alunos, professores, familiares... eheheh... tudo a banhos num dia de calor de esborrachar que eu aproveitei em pleno, mergulhando, amiúde, nas águas frescas do Tâmega, olhando o céu muito azul, observando o voo elegantérrimo das garças...
Sim, hoje fui um grito aquático!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.