quarta-feira, 15 de maio de 2013

Visita de Estudo - CEF

Pastéis de Tentúgal - Tentúgal - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Visita de Estudo - CEF

Confesso que estava com algum receio desta visita de estudo que decorreu hoje na maior das normalidades e alegrias... porque isto de juntar três turmas de CEF de Pastelaria/Panificação, uma de 1º ano e duas de 2º tem que se lhe diga e é um risco, assumido, porque eles têm dias...
A visita foi feita de Ovos Moles de Aveiro, da parte da manhã, e de Pastéis de Tentúgal depois de almoço e foi interessantíssima para todos, sem excepção.
O comportamento dos alunos foi francamente bom, educado e respeitador e por isso aqui lhes deixo os meus parabéns, para memória futura de uma visita em que os alunos de três CEF não envergonharam os seus professores e não deixaram a nossa Escola, Pública, de honra manchada. É sempre um gosto quando regressamos a casa de sorriso nos lábios com a satisfação do dever cumprido.
A C teve a oportunidade de, quase a chegar a Amarante e ao microfone, agradecer o nosso trabalho, que, diga-se de passagem extravasa para além dos professores porque é de uma equipa que se estende também por funcionários, direcção, encarregados de educação e em que há sempre mais êxito se todos remarem a bom remar para o mesmo lado... por vezes tarefa complicada... visando uma finalidade, visando o sucesso, a transposição da dificuldade, do obstáculo.
Comovente ouvi-la dizer de viva voz "Agradecemos aos nossos professores por nunca terem desistido de nós."... agora que estamos já na recta final do trabalho feito com os alunos das turmas do segundo ano, que em breve ingressarão em estágio, para depois regressarem à Escola, Pública, e prestarem contas das aprendizagens práticas adquiridas no âmbito da Padaria e Pastelaria através de um exame prático chamado PAF. Eles têm consciência das dificuldades da nossa missão...
Não é um trabalho coroado de êxito a 100%, há alguma coisa ainda a limar, aqui e ali, comportamentos a ajustar que, espero, ficarão limados e ajustados nas pastelarias/padarias locais onde estes alunos ingressarão já numa espécie de experiência de mercado de trabalho real.
Desejo-lhes a todos muita sorte e muito trabalho para a etapa que começará em breve.
E, claro, darei novas sobre estes meus/nossos alunos da Escola Pública Portuguesa que se orgulha de o Ser.

Nota 1- A fotografia que escolhi para ilustrar este post não é das mais felizes, ainda por cima assim cortada só a mostrar as pernas deles... mas é simbólica, eles estão em movimento... movimentando-se em direcção a um futuro que, espero, lhes seja risonho...

Nota 2 - Obrigada, Paulo Correia, pela excelência da ideia de os levar aos Ovos Moles e aos Pastéis de Tentúgal! Obrigada, Gabriel Vilas Boas, pela excelência da organização!

Nota 3 - Obrigada pela insistência, Elisabete Costa e Gabriel Vilas Boas! Sem ela eu teria perdido esta preciosidade...

Nota 4 - Os meus agardecimentos pela excelente companhia à Paula Gomes, Elisabete Costa, Paulo Correia, Manuel Gonçalves e Gabriel Vilas Boas!

Valeu! Se valeu!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.