quinta-feira, 9 de maio de 2013

Reconstituição do Percurso das Invasões Francesas em Amarante - 8ºD


Reconstituição do Percurso das Invasões Francesas em Amarante - 8ºD
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Reconstituição do Percurso das Invasões Francesas em Amarante - 8ºD

Ontem acabámos em beleza estes percursos que nos aproximaram da história local e que nos aproximaram de uma cidade muito especial para todos nós amarantinos.
A visita fez-se do mesmo percurso seguido pelas tropas napoleónicas e já amplamente relatado neste blogue pelo que não me deterei sobre a descrição do mesmo.
Ontem voltámos à companhia da Drª Teresa Paiva que soube cativar e prender a atenção aos miúdos... desta vez sem cães à solta pela cidade... à vista... e que contextualizou os confrontos aqui na urbe, no início do século XIX, mais concretamente durante catorze dias, do dia 18 de abril ao dia 2 de maio, dia em que os franceses, recorrendo a um estratagema concebido pelo capitão Bouchard e a coberto de um espesso nevoeiro que se levantou durante a noite, colocaram quatro barris de pólvora na Ponte de S. Gonçalo, também conhecida entre nós por Ponte Velha, que fizeram rebentar com grande estrondo provocando a confusão entre os heróicos resistentes que os travaram por aqui tantos dias e tantos dias, sofrendo a sua impiedosa fúria manifestada em destruições gratuitas, saques, incêndios generalizados que deixaram a vila a ferro e fogo.
De referir que esta visita foi feita de estreias. Para todos os alunos sem excepção foi uma estreia a visita ao interior do Solar dos Magalhães e para quase todos outra estreia a ida ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso... não se preocupem alunos meus, fica já contratualizada a ida no próximo ano para observarmos a pintura do nosso querido Amadeo de Souza-Cardoso...

Agradecida, Drª Teresa Paiva, pela simpatia, profissionalismo e doçura do acompanhamento.
 
Nota - Este post foi originalmente publicado aqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.