quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pastéis de Tentúgal

Processo de Fabrico dos Pastéis de Tentúgal - Afonso - Tentúgal
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Pastéis de Tentúgal

Desconhecia por completo o seu processo de fabrico e ainda hoje, um dia após ter assistido ao fabrico da sua massa, não deixo de me espantar com o que estas mulheres fazem a partir de flor de farinha e água, uma massa que estica, estica, estica, parecendo ter uma capacidade de crescimento quase ilimitada até ficar uma película de uma espessura tão fina, mas tão fina!, que deixa ver por completo uma mão por detrás dela.
Incríveis estes segredos que extravasaram dos conventos para a vida civil e que, por isso, foram preservados para regalo do nosso palato, da nossa barriguinha aconchegada por pastéis incrivelmente deliciosos, delicados, finos, de sabor refinado, de comer e chorar por mais.
As fotografias que ilustram este post foram captadas na casa o "Afonso", em Tentúgal, propriedade de duas irmãs amantes deste pastel incrível que elas se encarregam de preservar, sucedendo à sua mãe, pois este pastel é de confecção feminina, sem excepções.
Depois de pronta, a massa é cortada em finas folhas de formato quase em meia lua, acamadas num tabuleiro que desce ao rés-do-chão da casa, onde se situam os fornos, divisão que exala um cheirinho que apetece comer.
Aqui as mulheres armam os pastéis que, depois de feitos, são levados ao forno cerca de 15 minutos et voilá! pastéis prontos a serem consumidos, directamente de Tentúgal para uma qualquer mesa amarantina, no caso a minha, e daí directamente para o meu papinho guloso que nem sei!
Valham-me os bons genes herdados que nem por isso me deixam crescer para os lados... eheheh...

Nota - Para os interessados aqui deixo alguma informação pertinente que vos fará ir com facilidade ao "Afonso" e ainda um filme onde podem ver o que acabei de explicar.

Empresa: O Afonso (Tentúgal)           
Endereço: Estrada Nacional 111
Código Postal: 3140-563 TENTÚGAL
Distrito: Coimbra
Telefone: 239 951 140
 

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.