sábado, 4 de maio de 2013

Novo Riquismo

Quelha de Valverde - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de João Curvelo Sardoeira
 
Novo Riquismo

Há um novo riquismo neste país que se expressa de quando em vez e quando menos se espera.
Hoje volto às quelhas amarantinas, já muito faladas neste blogue apenas porque eu gosto delas, para perguntar quem foi/foram o(s) idiota(s) que se lembrou/lembraram de desatar a "promover" as quelhas amarantinas a ruas?
Mas elas queixaram-se? Queriam ser promovidas? As pessoas que as habitam foram consultadas? Essa promoção forçada não lhes trouxe problemas psicológicos? Elas não queriam ser soldados rasos? Amotinaram-se?
A fotografia que agora posto foi-me enviada pelo seu autor, João Curvelo Sardoeira e é da "Rua de Valverde"... mas podia ser uma fotografia da "Rua Bairro Padre Américo" que mais não é do que a Senhora Quelha dos Eirados ou da Generosa Faria e o problema retratado seria exactamente o mesmo.
Estamos com sorte! Por pouco não nos acontecia ter as quelhas transformadas em avenidas... como a Avenida Carvalho de Rei, que serpenteia monte acima, na Serra da Aboboreira...
Valham-nos os deuses todos!!! Querem arrumar com as nossas memórias colectivas e fazer-nos crer que uma quelha é uma rua... e não é. Porque uma mentira repetida mil vezes não se transforma em coisa verdadeira... ou transforma?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.