sábado, 9 de março de 2013

Visita de Estudo - CEF - Festival Internacional de Chocolate de Óbidos

Esculturas em Chocolate - Óbidos
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Visita de Estudo - CEF - Festival Internacional de Chocolate de Óbidos

A saída fez-se da EB 2/3 de Amarante, pelas 9 da manhã, depois de acondicionado o que seria  o nosso almoço feito de bolas, pastéis de carne, rissóis, queijadas e natas, iguarias várias feitas ontem pelos alunos do Curso de Pastelaria/Panificação, e sumos variados que foram devidamente arrumados na bagageira da camioneta que nos levaria para Sul.
A viagem, com paragem técnica e chuva pelo caminho, demorou-nos quase quatro horas e permitiu-nos chegar a Óbidos bem na hora de almoço, com tempo seco, pois então, encomendado de propósito para nós e para os milhares de portugueses e estrangeiros que, pelos recintos aromatizados de chocolate, se iam deslocando, comprando aqui e ali. A Vila de Óbidos é uma beleza e o Festival é deveras interessante para quem gosta da guloseima e ainda mais para os nossos alunos, futuros padeiros/pasteleiros de nível II.
O comportamento dos alunos foi exemplar, sempre junto de nós, sem ninguém se perder nunca, entra e sai dos stands de concurso e de venda, por vezes de olhos em bico, principalmente com as exposições de esculturas de chocolate, faz uma compra aqui e mais uma acolá... pois, o dito chocolate com queijo e ainda o outro com azeite... delícias... ai ai ai... lá se vão as linhas...
À saída perguntei a um deles se a feira tinha correspondido às suas expectativas ou se as tinha superado... eheheh... de olhos entusiasmados afirmou-me que ia de expectativas largamente superadas... é natural...
A visita de hoje foi mais uma que a Escola lhes proporcionou para os ajudar a crescer e a ter gosto pelo curso que frequentam, agora que os estágios se aproximam a passos largos... foi mais uma... mais uma tentativa para contribuir para a responsabilidade e o amadurecimento de todos.
A prova de hoje foi largamente superada.
E na viagem de volta ainda tivemos duas revelações que animaram grande parte da viagem... ao micro, dizendo piadas e versejando livremente e de improviso, os dois artistas fizeram soltar sonoras gargalhadas a todos os presentes e que remataram com chave de ouro uma viagem dura mas inesquecível!
Obrigada a todos pela companhia! Obrigada Paulo! Obrigada Elisabete!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.