sábado, 30 de junho de 2012

PQP

PQP

Fisco perdoa luvas dos submarinos

Feira à Moda Antiga

Cartaz da feira à Moda Antiga com Auto-Retrato
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Feira à Moda Antiga

É caso para se dizer que as dificuldades aguçam o engenho, como diz a sabedoria popular, e, assim sendo, os comerciantes da Rive Gauche de Amarante juntaram-se e programaram uma Feira à Moda Antiga que está a ser um verdadeiro sucesso, nesta que é a sua primeira edição, apoiados pela edilidade local.
Já a visitei e confesso que para primeiro evento nem contava com tamanho sucesso. Há barraquinhas com produtos regionais daqui e de fora, enchidos diversos, folares, queijos, bugigandas assim e assado, brinquedos de madeira e, claro, barraquinhas de comes e bebes e os restaurantes e lojas com toda a gente vestida a preceito e ruas onde não faltam os bois, as galinhas, os fardos de palha e os objectos e mesmo peças de mobiliário de outro tempo em casas com cordas onde se avistam roupas de outros tempos supostamente a secar e onde se escutam pregões à solta. Ah! E onde não faltam os carros antigos estacionados no Arquinho e a charrete a propocionar um belíssimo passeio nesta que é a Pérola do Tâmega, a minha Amarante natal.
A Feira mantém-se até amanhã. Convido, vivamente, os meus leitores a fazerem uma deslocação aqui ao burgo. Há ranchos, bombos... animação diversa, para além de Amarante e do que esta belíssima cidade proporciona aos seus visitantes: o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, a Igreja de S. Gonçalo, a Igreja de S. Domingos e Museu de Arte Sacra anexo, a Igreja de S. Pedro, o Parque Florestal, os passeios pedestres nas margens do Tâmega, os passeios de guiga cumprindo o trajecto das duas pontes com direito a Moinhos dos Morleiros, açude e afins.
Visitem-nos. nestes tempos de crise a união faz a força.

Nota - E estenderem a feira até à margem direita?

Exigência?

Exigência?

Espreitem aqui... só pode ser de gente ensandecida...

Vai daí até que um professor aceitar como resposta correcta para as características da arquitectura renascentista a presença de belas cópulas... hihihi... até me parece muiiiiiito bem... isso o marimbanço nos critérios de correcção emanados do GAVE... ou será que não?

Xiiiiiiii... passou agorinha mesmo uma vaca a voar aqui mesmo junto da minha janela...

PQP

PQP

Dois dos condenados pelo Banco de Portugal por prestação de informação falsa e falsificação de contas no caso BPN, trabalham como diretores para um fundo do Estado.

Porque Eles Não Páram...

Porque Eles Não Páram...

Alunos vão poder escolher cursos mais práticos logo no 5º ano

Rota Vicentina

Rota Vicentina

O apelo é forte...

Novas da Covilhã

Novas da Covilhã

Ou se viram para as PPPs e as Fundações e o raio que os parta a todos ou um dia destes ainda começam a levar nos fungões.
O povo começa a perder a paciência... e se a perde... perde.

Assustador

Assustador

Serviços do Estado encerram em massa a partir de Outubro

 E as estuporadas das PPPs... nada! Estão blindadas, as púcaras!

Metas Curriculares para o Ensino Básico

Metas Curriculares para o Ensino Básico

Língua Portuguesa
Matemática
TIC
EV
ET

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Isto É o Quê?

Isto É o Quê?

Incompetência?
Burrice?
Gozo?
Ou, parafraseando o nosso ministro Álvaro, isto é coiso?

Ajuste de Contas?

Ajuste de Contas?

Ver aqui.

Novas do Clube

Novas do Clube

Itália e Espanha bloqueiam Pacto para o Crescimento
Cimeira europeia: "viragem sísmica" com recuo de Merkel

Roma e Madrid forçam Merkel a ceder

Partilha - Mimo

Auto-Retrato -  Dax - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Partilha - Mimo

Estas são as mensagens que me chegam, amiúde, tornando felizes os meus dias, tornando-os plenos de sentido, e onde eu me enrosco sorvendo-as até ao tutano. Alimento-me delas. Nelas recupero energias e forças para completar a minha cruzada, contra ventos e marés. Num mundo cheio de gente que usa e abusa dos outros, que usa e abusa do trabalho dos outros e que o canibaliza, e, quantas vezes! ao mesmo tempo o desvaloriza, o espezinha até, é tão saboroso este romper do silêncio que me chega na forma de palavras escritas que para mim fazem todo o sentido. Partilho-as partilhando a troca de mensagens por inteiro. No caso da Conceição, pela segunda vez.
Revelam sensibilidade, cortesia, respeito pelo outro e pelo seu trabalho, polimento, educação, verticalidade, sinceridade. Falamos a mesma linguagem. São valores que também me norteiam os dias enquanto pessoa e enquanto profissional.  Dão um bocado de trabalho, é certo, principalmente nos dias que correm, mas costumam proporcionar-me adormecimentos em 10 minutos. E eu gooooosto disso... porque não tenho muitos minutos a perder que vida só tenho esta e estou apostada a vivê-la com muito prazer e gosto.
Apesar do despeito, da inveja, da rasquice, dos boicotes... e sim, continuo a trabalhar como uma mula marimbando-me no reconhecimento mas enroscando-me nele sempre que me chega, daqui e dali, até de pessoas que eu desconheço por completo, como é o caso, e a quem eu fui capaz de ser útil. E nem é só de Portugal... do Brasil também recebo missivas carinhosas de colegas e até de alunos para quem o meu trabalho faz todo o sentido. Fazem-me sentir útil. E sinto-me bem, confesso. E, engraçado, continuo a manter este meu ar de turista... trabalhando como uma mula... apenas porque sim.
Sou, com orgulho, Funcionária Pública. Apesar de tudo...

Boa tarde Anabela

Há uns meses enviei-lhe um mail  dando-lhe os parabéns pelo seu blog de História 7ª ano e a agradecer-lhe, enquanto encarregada de educação de uma aluna do 7º ano, a partilha dos conteúdos.
Findo o ano letivo e hoje que saíram as notas da Francisca, quero agradecer-lhe de novo e dar-lhe conta que a minha filha teve 5 em História – não desmerecendo, naturalmente, o trabalho dela, a Anabela também contribuiu indiretamente, pois por diversas vezes recorremos ao material que disponibiliza, para ilustrar melhor uma matéria, para a compreender melhor, para reler os sumários… Espero que para o próximo ano letivo possamos continuar a contar com o seu trabalho, ao qual dedica imenso entusiamo – era bom se todos os professores fossem assim… 

Desejo-lhe umas boas férias e que volte retemperada para o novo ano.

Um grande beijinho e um obrigado muito grande. Bem haja!

Conceição Gancho Martins


Boa tarde Maria Conceição

Fico tão mas tão contente em saber que o meu trabalho foi útil à sua filha... e que foi do vosso agrado !!! Mas é que nem imagina o quanto me alegram as suas palavras!
Vivemos tempos difíceis, sabe? Na função pública também. Sinto que o esforço não é premiado nem valorizado por parte das chefias intermédias, frequentemente de uma qualidade mais do que duvidosa. A cada passo sinto o meu trabalho como um peso e um incómodo para uns quantos, boicotado mesmo, cheguei já a ser insultada publicamente com uns berros de "Tens a mania que és boa! Tens a mania que és inteligente!" quando, na minha modesta opinião, o meu trabalho só dignifica o funcionalismo público e eu só tenho a mania de fazer o melhor que posso e sei. Azar. O meu trabalho jamais será apagado porque eu faço questão que ele esteja disponível para quem tiver um espírito minimamente curioso. Jamais abastardarão o meu trabalho. Sou uma funcionária pública que se esforça a sério por ser exemplar, por cumprir a 100% a sua função e apenas por uma razão - amo mesmo a minha profissão na vertente trabalho com os alunos e foi a que escolhi, podia ter escolhido ser outra coisa qualquer... mas queria ser professora, marcada por algumas, poucas, Professoras, que, para grande sorte e felicidade minha, foram Exemplos Maiores para mim. Estarão sempre presentes na minha vida... serão sempre o meu Norte... o resto das palavras e das atitudes ficará sempre com quem as produziu e produz.
Por isso, e mais uma vez, muito obrigada pela cortesia, tão invulgar nos dias que passam, das suas palavras escritas que para mim funcionam como um estímulo para fazer mais e melhor.
Espero continuar a conseguir dar conta do recado para o próximo ano. Sei que não será fácil, já este ano não foi, confesso, tive muitas turmas e uma direcção de turma bastante complicada. Veremos se para o ano colherei alguns frutos das sementes lançadas durante este ano lectivo que para nós ainda não findou... desejo que sim...
Entretanto ainda me faltam publicar as três últimas apresentações de 7º ano. Tenho andado às voltas com elas por estes dias e publicarei tudo logo que possível. E depois ainda será tempo de adiantar a reformulação das do 8º ano... ainda antes de entrar de férias... que as desejo bem...

Fiquem bem! Desejo-vos todas as felicidades do mundo. E dê os meus sinceros parabéns à sua filha pela excelente nota alcançada, fruto do seu trabalho, que aqui não há milagres de professores. Os professores podem explicar tudo muito bem, fazerem tudo muito bem, criarem materiais espectaculares... mas sem trabalho do outro lado... não há milagres.

Votos de excelentes férias

Anabela

E será que me deixava, mais uma vez, publicar o seu testemunho no meu blogue, salvaguardando, se desejar, o seu anonimato?
É que eu continuo na minha cruzada pela defesa da partilha... apenas porque acho que temos todos a ganhar com ela. "Apesar dos insultos".

Bom dia Anabela

Agradeço-lhe a resposta  e é claro que pode publicar o que bem entender – o que disse foi sincero e de coração, por isso não há que invocar qualquer necessidade de anonimato.
Quanto ao binómio professor / aluno – sendo certo que o trabalho dos alunos e o seu esforço é essencial,  um bom professor é meio caminho andado – e um bom professor não é aquele que até pode saber muito da matéria que leciona, mas que se fica só por aí… é aquele que consegue ir ao encontro dos alunos, que os consegue “prender”, que consegue servir de “motor” para que eles “arranquem”… O seu entusiamo e empenho decorrem do seu trabalho e das suas respostas e, enquanto encarregada de educação, sensibilizam-me.
Além da Francisca tenho outro filho, que terminou o 11º ano. Procuro ser uma EE interessada, presente, ajudo no que posso e entendo que a formação deles é essencial para a sua vida futura.
Neste acompanhamento que faço da vida escolar dos meus filhos, apercebo-me, naturalmente, que há situações que correm bem, outras que correm menos bem; há bons professores, professores menos bons… e muitos professores desmotivados e pouco interessados. Assim, quando me deparo com alguém que, contra tudo e contra todos, consegue manter a disposição, o empenho e o gosto por aquilo que faz acho por bem dar uma palavra de incentivo e de reconhecimento.

Conceição Martins

Nota - Este post é dedicado a todos quantos sentem despeito pelo meu trabalho. E que com ele se sentem agredidos.
Fiquem bem que eu vou fazer o mesmo.

Ecos do meu post aqui. A blogosfera tem este efeito multiplicador. Gosto disto.

Notícia do Dia

Notícia do Dia

Os mercados acordaram bem dispostos... mas convém não esquecer que os mercados são voláteis, digo eu...

Recordando...

Eu e a Emiliana fotografadas em dia de luta e de luto pela Educação
Fotografia de Cristina Ribas

Recordando...

... tempos de lutas mais aguerridas de tantos... estávamos em 2009...

"Uma amizade virtual que ultrapassou as barreiras da blogosfera"

Pois foi, Em@!

Música Com Dedicatória

Música Com Dedicatória

Música dedicada ao nosso ministro surreal... dos Ban... Irreal Social... Populaaaar... Surrealizaaaaaaaaaaar por aíiiiiiíí... Populaaaaar... Dá-me um Ideaaal... Imagináaario... Populaaaar...


Ele Estava a Falar Mesmo de Quê?!

Ele Estava a Falar Mesmo de Quê?!

Alguém entende este ministro? Isto não é surreal?

Surripiado ao Guinote.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A Palavra a João Narciso

A Palavra a João Narciso

Hoje dou a palavra ao João Narciso em forma de comentário agora transformado em post pela pertinência do seu testemunho e das questões nele colocadas.
Entretanto há escolas onde já caiu o Carmo e a Trindade com o número de professores contratados dispensados e de professores dos quadros obrigado a concorrer fruto dos horários zero já calculados, outras há onde tudo parece anestesiado e onde ainda se joga o farmville num alheamento que impressiona.
O acordar da letargia será dolorosíssimo para muitos...

Comentário 8 a este post do Paulo Guinote:

João Narciso Diz:

Paulo,
como já aqui escrevi uma das questões mais importantes se estão a colocar aos diretores é o que fazer aos inumeros horários zero que estão a surgir nestas primeiras projeções de horários.tentativas de destribuição do serviço letivo. Na minha escola (básica2, 3) só se ouvem comentários sobre o movimento interno (entre ciclos, entre disciplinas, …) que os professores vão ter que se sujeitar para terem o seu horário completado.
Aliás esta permeabilidade entre ciclos e entre disciplinas que é concedida aos professores (com critérios subjetivos e que servem tudo e todos) é, na minha opinião, a pior consequência que cairá sobre a qualidade do ensino. A massificação de docentes a leccionar uma outra qualquer disciplina, de ciclos ou níveis diferentes do seu, independentemente do grupo de recrutamento, formação ou experiência vai contribuir ainda mais para o empobrecimento da escola pública a que estamos, com este governo, destinados.
Sim, porque se isto está acontecer na minha escola, julgo que é o que vai acontecer por todas as escolas: Professores de educação tecnológica a dar matemática (por terem um curso de engenharia tirado há 30 anos atrás), professores de português a dar história e vice-versa, professores de ciências do 2º ciclo a dar Matemática no 3º, e.t.c.
O mais triste é que, enquanto isto vai acontecendo, nos venham vender provas e ingresso para professores contratados (e que tal uma prova de aptidão aos tais professores que mudam de grupo disciplinar apenas pq dá jeito?) como garantia prévia da qualidade dos docentes.
Estão ou não a brincar connosco?

Legalidade

Legalidade

O Banco de Portugal confirmou hoje ter pedido um parecer ao Banco Central Europeu no sentido de saber se é legal o corte de subsídios.

O que eu aprendi nos últimos tempos e que não sabia?
A legalidade está sujeita a "interpretações".
A legalidade é uma batata. 

A Degradação Continua

A Degradação Continua

Agora a Eslovénia
Juros espanhóis, italianos e portugueses a subir

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Novidades do MEC

Novidades do MEC

Foi publicado hoje o Decreto Lei 132/2012 que regula o recrutamento e mobilidade dos professores.

Nota - Agradeço a partilha da informação ao Ramiro Marques.

E entretanto...


Car@ sóci@ do SPN,
Vimos pelo presente informar que foi hoje publicado o já há muito aguardado novo diploma regulamentador dos concursos de pessoal docente, o Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de Junho.
Lembramos que, neste momento, este diploma assume uma particular importância, na medida em que altera as regras de graduação dos docentes (artigo 11.º) e estipula critérios objectivos para a determinação de quais os docentes que poderão / deverão apresentar-se a concurso de mobilidade interna, seja por ausência de componente lectiva, seja voluntariamente, no que antes se designava por Destacamento por Aproximação à Residência (artigos 28.º a 31.º).

Buraco de 2 Mil Milhões

Buraco de 2 Mil Milhões

Buraco previsível de 2 Mil Milhões nas contas públicas? É para já...

E se eu tivesse um engano deste tamanho? E definir objectivos mirabolantes e não os cumprir de todo? E prestar contas ao país?
E sim, vai sobrar para os mesmos...

Novas do MEC - PPT Explicativo

Novas do MEC - PPT Explicativo

Organização e Gestão dos Currículos e Autonomia Pedagógica e Organizativa


Tal como diz o Ricardo Montes, do blogue Professores Lusos, este PPT é mesmo de leitura recomendável para todos os professores.

Homem Versus Estado


Homem Versus Estado

Lá como cá... o drama não é especificamente nosso.

Nota - Obrigada, Adelaide, por te continuares a lembrar de mim...

Mercado Romano


Mercado Romano

Divulgo a informação... quem sabe não haverá interessados por aí...

Penicilina

Penicilina

A penicilina, descoberta por Alexander Fleming em 1928, aompanhou a par e passo uma grande parte da minha adolescência até ser, finalmente, operada à garganta para estripar as amígdalas. Desde aí o meu contacto com esta senhora injectável, de que guardo lembranças de fortes dores durante a sua administração, foi nulo. Até ontem. Ontem voltei a ela, à conta deste último episódio triste que se arrasta e arrasta e foi feito de um longo e penoso Inverno, seco como o raio que o parta, e que me moeu o juízo em termos de falta de saúde comigo às voltas com sinusites, faringites, otites, cefaleias, febres e afins.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Novas das CAPes

Novas das CAPes

A estratégia aqui partilhada abortou.
O meu agrupamento, agora mega-agrupado com o agrupamento do Marão, mantém a presidente em exercício e sem cartolina laranja.
Haja decoro. É que só nos faltaria passar de uma escolar mancha rosa para uma escolar mancha laranja... é que não há país que aguente tamanha partidarite!
Dou os meus parabéns aos decisores que souberam resistir à tentação... da laranja...

Ah! E já agora... no mega agrupamento de Telões+Vila Caiz fica o actual director de Telões.

A Taxa de Coiso

A Taxa de Coiso



Daqui. Uma página a seguir atentamente... dedicada ao ministro Nuno Crato e afins...

A Palavra a Isabel Leite

A Palavra a Isabel Leite


Apupos Presidênciais

Surripiado aqui.

Apupos Presidênciais

Também o apupei, aqui de casa. Está no poder há 50 mil anos? e foi o grande parideiro de um modelo de pseudo desenvolvimento que está agora comprovadamente falido. E não há maneira de assumir tal facto.
Buuuuuuuuuu....

Ora Toma Um Manguito

Surripiado aqui.

Ora Toma Um Manguito

E mais não digo.

Perdas

Perdas

"Em três anos, existem menos 23.030 professores nos quadros das escolas portuguesas, de acordo com estatísticas do governo divulgadas na segunda-feira. A Direção-geral do Orçamento destacou o contributo do Ministério da Educação para a redução da despesa com o pessoal."
Daqui.

Sim, todos nós percebemos a campanha contra os professores que persiste desde MLR.
E sim, a Direcção-Geral do Orçamento vai continuar a destacar a contribuição do MEC para a redução da despesa com o pessoal. Vai ser o cãopião! Yupi!
Só num ano, o próximo, serão dispensados a quase totalidade dos professores contratados... e para o ano há mais... porque a política deve continuar...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Concursos

Concursos

Por aqui os docentes começam a tomar consciência da dimensão da catástrofe e começam a receber informações de que deverão apresentar-se a concurso, começam a receber ordem de marcha. Aos molhos! Às molhadas!
Apresentar-se a concurso... eu gostava era de saber para onde... para onde concorrer se o panorama vai ser este de Norte a Sul?

A Palavra a Mário Nogueira e Maria do Carmo Vieira

A Palavra a Mário Nogueira e Maria do Carmo Vieira

Aconselho o seu visionamento a todos os professores que por aqui passarem.
Ribeiro e Castro não vale... sabe lá ele o que se passa nas escolas...
A luta continua.


Vídeo surripiado aqui.

STOP!

STOP!

"O primeiro-ministro assegurou hoje que o Governo vai tomar "todas as medidas necessárias" para cumprir as metas da 'troika"

Para cima de mim, mais? Não, obrigada!

E Aí Vamos Nós...

E Aí Vamos Nós...

O filme é sempre o mesmo e faz parte do mesmo guião estúpido onde meteram populações inteiras à força.
Que não restem dúvidas, a mim meteram-me à força neste guião rasca que eu não reconheço. Assim como não reconheço, como minha, dívida não contraída por mim.
Tenho dito. E daqui não saio.

O Chipre formalizou o pedido de ajuda à porra da UE

Ministro das Finanças grego demite-se antes de tomar posse

Acções em queda livre na Espanha, Itália e Grécia

Até tu, George Soros!

Se isto não é de doidos... esperem mais uns dias pela Espanha...

Quelhas

Quelha dos Eirados - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Quelhas

Quem acompanha este blogue desde o seu primeiro ano de vida sabe que eu amo as quelhas, as vielas, os pátios que se abrem nestes capilares urbanos tão ao meu gosto pelo prazer da descoberta que me proporcionam quotidianamente, pelo inesperado de um recanto, de uma porta mais castiça, de um raio de luz que, de súbito e inesperadamente, penetra até às suas entranhas amiúde decadentes, pobres, velhas, abandonadas, maltratadas, desrespeitadas. Eu não as abandono. Recuso-me. E continuo a gostar mais delas do que das avenidas mesmo se xpto.
A beleza das nossas quelhas amarantinas é um filão turístico ainda por explorar e que, se estivessem limpas e asseadas, fariam as delícias fotográficas de qualquer turista que se preze em busca de instantâneos pitorescos e especificamente portugueses. Estas quelhas, com estas características de cores, de rasgamentos, de janelas de guilhotina, de soluções de desenrasque, de recantos deliciosos, são nossas e de mais ninguém porque diferentes das marroquinas, das espanholas, das francesas... do que seja.
Deus dá as pérolas a quem não tem dentes, já diz o povo, e constato que, passados 5 anos sobre as minhas postagens sobre as quelhas amarantinas elas permanecem quase iguais, salvo um ou outro toque de cor que lhes dá vida e encanto enquanto disfarça os pivetes emanados de casas insalubres, uma transformada em canil aqui mesmo no centro da cidade sem que haja delegado de saúde que lá meta o nariz... pois podia até desmaiar com o fedor que de lá se solta. Enfim! No comments.
Penso que a Câmara Municipal de Amarante já podia ter feito alguma coisa por estes espaços. Por exemplo manter estes espaços limpos e asseados era da mais elementar justiça, e depois um retoque aqui e ali, umas flores e umas trepadeiras estrategicamente colocadas, uma caiadela aqui e ali... et voilá, sem grande dinheiro despendido podiam até abrir o Roteiro das Quelhas Amarantinas ao turismo.
Tenho a certeza que os turistas agradeciam. Os amarantinos que as habitam, que são gente, também. E talvez até os próprios amarantinos que as não habitam se aventurassem por estes espaços que se mantêm, ainda hoje, tão à margem da vida da cidade.
A fotografia que ilustra este post foi tirada na Quelha dos Eirados, agora transformada em Rua do Bairro Padre Américo num ímpeto talvez de novo riquismo que tudo apaga até as memórias. Que raio de lembrança foi esta de chamar rua a uma quelha que sempre o foi e vai continuar a ser?
Quelha dos Eirados, pois então! Ou, quando muito, Quelha da Generosa Faria!
Aqui com uma belíssima Trombeta da China, ou, ainda mais chique, uma campsis grandiflora trepadora que trepou, trepou, trepou... até nos poder brindar com esta mancha vibrante e quente de cor para disfarçar o pivete de uma quelha que podia Ser... mas ainda não é.
Tal como todas as outras quelhas amarantinas. E é pena!

Salários de Miséria em Portugal

Salários de Miséria em Portugal

Diz o El Mundo.
Por cá há especialistas a ganhar quantias obscenas num país vestido de fio dental que dão palpites e mais palpites sobre a necessidade de os baixar ainda mais.
E contribuirem com a diminuição drástica dos seus?

Petição

Petição

Agora a Petição Alunos com Dislexia sujeitos a regras que foram alteradas à última hora.

Está assinada!

domingo, 24 de junho de 2012

Arrumações Virtuais

Luz na Escuridão - Penha - Guimarães
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Arrumações Virtuais

Porque ainda não estou recuperada a 100% da sinusite assanhada que se abateu sobre mim faz hoje oito dias e me encostou às boxes, mas não estou já inválida porque estou sem febre Yuuuuupi! Aleluia! Aleluia! Aleluia!, andei em arrumações virtuais na minha página de recursos de 7º ano, que a minha vida também é feita delas, das arrumações virtuais, para além das físicas.
Confesso-me bastante satisfeita com o meu trabalho, que foi imenso desde que o iniciei no longínquo ano de 2004/2005, ano em que tive muiiiiito mais tempo disponível para o usar conforme me apeteceu e apeteceu-me usá-lo assim. Depois foi o que se sabe com a entrada da buldozer Milú que prejudicou e muito o ritmo que eu gostaria de ter podido imprimir sempre ao meu trabalho de faz e desfaz, experimenta assim e experimenta assado, acrescenta esta e aquela informação, esta e aquela fotografia, tirei milhares ao longo destes anos que já vão longos com o objectivo último de enriquecer as minhas aulas, de dar a volta a uma iconografia bastante pobre como a que constava nos manuais de História à época. Hoje a história já é outra e há manuais deveras apelativos também a este nível, o que é natural... a brincar a brincar passou-se quase uma década...
Tenho a página de recursos de sétimo ano praticamente estabilizada não havendo agora muito mais a acrescentar ou a alterar. Falta-me apenas dar uma última volta às três últimas apresentações em PowerPoint para encerrar o ano de trabalho com o sétimo ano e começar a adiantar serviço para o oitavo, ano que me espera para o próximo ano lectivo... assim o espero eu...
O próximo ano será de vida difícil nas escolas portuguesas, adivinho-o, para nós professores... veremos se nos deixam com força anímica para prosseguirmos o nosso trabalho com a paz e sossego necessários a tão importante trabalho. Mas no lo creo...
Entretanto por aqui a estratégia continua a ser a procura de luz na escuridão...

Antero de Alda

Antero de Alda

Agora o filme onde a estrela principal é o meu pai... 75 anos de vida amarantina de gema... ou ainda os 75 anos de um amarantino dos sete costados.

sábado, 23 de junho de 2012

S. João

Surripiado aqui

S. João

Porque hoje é a noite dele...
Com os meus agradecimentos ao Professor Goulão!

Informação Pertinente

Informação Pertinente

Universidade Aberta avança com novo Curso de Profissionalização em Serviço
Car@ sóci@ do SPN,
Ao abrigo do Despacho n.º 10811/2011, de 22 de Agosto, publicado a 1 de Setembro, e do Despacho n.º 17019/2011, de 12 de Dezembro, publicado a 12 de Dezembro, a Universidade Aberta realizará, a partir de Outubro de 2012, mais uma edição, a 5.ª, do Curso de Profissionalização em Serviço (CPS), destinado a docentes do ensino público (Ensino Básico e Secundário) e do ensino particular e cooperativo, incluindo os das escolas profissionais privadas.
Podem candidatar-se todos os docentes portadores de habilitação própria para o grupo de recrutamento a que se candidatam que façam prova de um mínimo de 5 anos de serviço docente a 31 de Agosto de 2012 (1825 dias). Esta edição não está aberta aos seguintes grupos: Ensino artístico – dança; Técnicas especiais (grupo 999), Educação Moral e Religiosa Católica e Educação Especial.

As inscrições decorrerão de 27 de Junho a 15 de Julho de 2012, devendo os candidatos respeitar escrupulosamente o estipulado no respectivo Guia de Curso desta edição. Para a inscrição, será utilizado um formulário online (ainda a disponibilizar), ao qual deve ser anexada a seguinte documentação:
a) Documento de identificação (Bilhete de Identidade/ Cartão de Cidadão).
b) Documento comprovativo de habilitação própria;
c) Declaração original do estabelecimento de ensino, indicando explicitamente:
i. A posse de habilitação própria por parte do candidato
ii. A contagem do tempo de serviço, expressa em dias;
d) O cartão de identificação comprovativo do seu vínculo sindical ao Sindicato dos Professores do Norte ou a outro dos sindicatos da FENPROF ou declaração emitida para esse efeito pelo Sindicato, para efeitos de benefício da redução do valor das taxas de inscrição, de matrícula e de propinas de frequência acordada em protocolo celebrado entre as partes.
Lembramos que não será permitida a inscrição de docentes que se encontrem a frequentar a 4.ª edição do curso, a decorrer. Por outro lado, não é impedida a inscrição do docentes que já disponham de qualificação profissional, desde que em grupo de recrutamento diferente daquele em que se pretendam inscrever.

Mais informações sobre este Curso podem ser solicitadas para o email cps@uab.pt ou procuradas na secção específica da página da Universidade Aberta.
Se, por qualquer motivo, não conseguir abrir os links acima, copie para o browser os seguintes endereços:
- Despacho n.º 10811/2011
- Despacho n.º 17019/2011
- Guia de curso
- Secção específica da página da Universidade Aberta

Novidades para o 1º e 2º Ciclos

Novidades para o 1º e 2º Ciclos
Capitulo II
Art. 4º
Medidas no ensino básico

1 – Sempre que forem detetadas dificuldades na aprendizagem do aluno, são obrigatoriamente tomadas medidas que permitam prevenir o insucesso e o abandono escolares, nomeadamente:
a) No 1.º ciclo, através do reforço das medidas de apoio ao estudo, que garantam um acompanhamento mais eficaz do aluno face às primeiras dificuldades detetadas;
b) Nos 1.º e 2.º ciclos, através do prolongamento do calendário escolar, salvaguardando um número de dias de descanso, nomeadamente cinco dias úteis nas interrupções do Natal e da Páscoa e 30 dias úteis no período de férias de verão;
Não me parece que estas medidas, agora tomadas para o 1º e 2º ciclos do ensino básico e um dia destes alargadas ao 3º ciclo, surtam qualquer espécie de efeito positivo no percurso escolar dos alunos com dificuldades.
Porque estou mais do que cansada de ver serem dadas oportunidades atrás de oportunidades a alunos com dificuldades, inclusivé aulas de apoio onde muitos destes alunos não se digna nunca colocar os pés. Mas não só... também consultas de psicologia e tutorias e o que mais calha que todos nós pagamos e que eles não querem e ponto final e por isso nem se dignam comparecer.
Mais quantidade de aulas para estes alunos? Com os coleguinhas todos em férias no bem bom?
Huuuummm... não me parece que o êxito desta medida seja uma variável a equacionar...  

A Palavra a Marinho Pinto

A Palavra a Marinho Pinto

Com os meus agradecimentos ao João Carvalho que teve a gentileza de me enviar o link.
Quase nunca aprecio o seu estilo... mas confesso que, neste discurso, gostei particularmente de ouvir as suas palavras.
E sim, houve quem engolisse em seco...

Novas de Vítor Gaspar

Novas de Vítor Gaspar

Ah! Grande Homem!

Vítor Gaspar admite que o défice está em risco de derrapar

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Palavra a Nuno Crato

A Palavra a Nuno Crato

Que não quer professores despedidos... dos quadros, entenda-se. Quanto aos outros são gente absolutamente descartável.
Porca miséria!

Testes Intermédios

Testes Intermédios

Hoje volto ao meu tema preferido da temporada Primavera Verão 2012 para fazer uma pergunta muito simples, daquelas que todos os que passarem por aqui vão entender sem necessidade de boneco.

Pode um professor/professora, ou mesmo um grupo inteirinho deles ou delas, decidir corrigir os testes intermédios segundo outros critérios que não os que constam nos normativos do GAVE?
Sim ou não? Vá lá, quem me responde?

Retratos Saogonçalinos

Retratos Saogonçalinos

De Antero de Alda. Agora com o meu pai...
E mil vidas tem S. Gonçalo!
Obrigada, Antero!

Canal 180

Canal 180

E foi assim que ganharam um Leão de Bronze em Cannes...



Aqui fica o Canal 180 no Youtube.

Política Nojenta


Política Nojenta

Atenção que não é a Assunção Esteves a culpada desta situação...

Informação Pertinente


Informação Pertinente

Para quem quiser e puder ir, o espectáculo é gratuito.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Não Houve Derrapagens...

Não Houve Derrapagens...

Não houve derrapagens, não houve derrapagens, não houve derrapagens, não houve derrapagens...







Esgotamento

Esgotamento
Não me espanta nada que a percentagem seja, de facto, mais elevada. E piorará, com cada vez menos professores nas escolas a fazerem o que antes era feito por mais.

Escolaridade Obrigatória

Escolaridade Obrigatória

Nova escolaridade obrigatória aprovada e afins

A minha opinião sobre esta socratinada não revogada por este governo? Acho que estamos a colocar a carroça à frente dos bois...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Música Com Dedicatória

Música Com Dedicatória

Leãozinho... dedicado ao João Vasconcelos! Yuuuupi!
Foi obra! Dedicar um leão a um escorpião... eheheh...

Parabéns!

Parabéns!

Hoje dou os meus mais sinceros e orgulhosos parabéns ao meu querido sobrinho que nunca deixou de acreditar e de batalhar.

Identidade do Canal 180 finalista em Design, único finalista português do Festival de Cannes.

E entretanto, Leão de Cannes para O Escritório!

Os meus parabéns a todos!

Bronca?

Bronca?

Dezenas de alunos terão sabido o que ia sair no exame de Português

Mudança de Estação

Mudança de Estação

Vai entrar o Inverno?

A Palavra a Maria José Castelo Branco

A Palavra a Maria José Castelo Branco


CAPes - Fumo Branco

CAPes - Fumo Branco

Parece que já há fumo branco... ou negro... ou mesmo de outra cor... dependendo dos pontos de vista e da interpretação que se queira dar ao caso... que agora está na moda essa das interpretações, aprendi eu à conta dos testes intermédios...
Parece que a estratégia seguida foi mesmo a da descontinuidade... para além da cor laranja. Já me deram novas de muitos nervosismos por aí espalhados. Muito embora já tenha nomes é óbvio que não os revelarei, aqui, até estarem mais do que confirmados.
Aguardo novos desenvolvimentos... na caminha... porque estou a arder em febre e juro que não é à conta de nenhuma reacção alérgica ou coisa que o valha porque a doença que me ataca as vias respiratórias e já os ouvidos começou a manifestar-se já no passado Domingo...

A Palavra a Donald Trump

A Palavra a Donald Trump

Donald Trump desafiou hoje investidores internacionais a aproveitarem a situação Europeia, para obter "tudo a troco de nada".   

Política Nojenta

Política Nojenta

Poder de compra dos portugueses está 23% abaixo da média europeia.

Convinha compararem o poder de compra de uns quantos relativamente aos seus homólogos europeus...

Péssimas Notícias

Péssimas Notícias

Agora a Itália.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Novidades

Novidades

Não, ainda não sobre a constituição das CAPes, algumas esturricadas antes mesmo de verem a luz do dia. Pelo menos por aqui...
Por agora trata-se somente de novidades do MEC, algumas já tratadas aqui ontem.

Roubalheira

Roubalheira

É a desbunda total!
Poooooorca Miséria!

Partilha

Partilha

Há por aí interessados numa sinusite bem assanhada?

segunda-feira, 18 de junho de 2012

CAPes

CAPes

Parece que a constituição das CAPes sai amanhã.
Parece que a estratégia é não nomear ninguém das antigas equipas para não beneficiar ninguém na próxima etapa eleitoral.
Será? Teremos bigs surpresas daquelas de nos deixarem de boca aberta até às orelhas nesta terça-feira que se avizinha a passos largos?
E os cozinhados? Esturricaram? Não? Sim? Talvez?

A Palavra à Constança e à Mafalda Justino Alves

A Palavra à Constança e à Mafalda Justino Alves

Primeiro à Constança, que hoje não conseguiu acabar o seu exame.
E depois à sua mãe, Mafalda Justino Alves, que não desiste da luta, que não desiste de lutar por um país asseado.
A luta é justa. O país, que assim se comporta, é que é vergonhoso.

Exames e Testes Intermédios

Exames e Testes Intermédios

Eu pronuncio-me pela extinção dos testes intermédios por não servirem rigorosamente para nada.
Nem mesmo para comparar resultados? - pergunto eu, que sou mais papista que o papa.
Pois não, a não ser que se queiram comparar alhos com bugalhos... e sim, não falta gente por aí que gosta desta e doutras falperras. E não, as rampas das falperras não são exclusivas do privado...


Vídeo surripiado aqui.

MEC - Novidades

MEC - Novidades

E as novidades versam exames a mais disciplinas em final de ciclo, novos contratos de autonomia, realização da prova de acesso à carreira a partir do próximo mês de Dezembro, a transferência de algumas competências das DREs para as escolas, o PNL continua mas o PAM acabou de se finar.
Um dia cheio de novidades, portanto!
Quanto aos exames nacionais venham eles para acabar de vez com a sem vergonhice dos testes intermédios corrigidos pelos próprios professores da disciplina em regime de não anonimato, com tudo o que isso pode implicar.
Relativamente aos novos contratos de autonomia, espero para ver.
Sobre a prova de ingresso na carreira docente, sempre me pronunciei contra ela e ainda não mudei de opinião. A intervenção devia ser a montante, na Universidade, onde o grau de exigência poderia, se tal fosse necessário, ser aumentado para permitir uma selecção eficaz dos pretendentes à carreira, que, temo, deixe de ser atractiva dentro de pouco tempo, mas isto é só um palpite meu.
E quanto à transferência de competências das DREs para as escolas... veremos. Porque prognósticos só no final do jogo.

Night and Day

Night and Day

Hoje abro o dia dando voz à maravilhosa Teresa Martinho Marques, uma professora muito especial e de múltiplos talentos.
Os meus sinceros parabéns por este cover lindíssimo, 3za!

domingo, 17 de junho de 2012

Terapia

Terapia - Penha - Guimarães
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Terapia

Ontem tivemos uma sessão de terapia colectiva, numa pista de dança, ao som da maravilhosa música dos anos 60, 70, 80, 90 and so one...eheheh... iupi! Aquilo é que foi dançar, relembrando tempos em que dançava até de manhã, até as discotecas aqui do burgo fecharem, abana daqui, estica braços para acolá, mexe o que tens a mexer, Anabela Maria! não te deixes emperrar que vais ter tempo para parar... muito contrariada, é certo.
Ontem, muitos de nós, da mesmíssima geração amarantina, relembrámos tempos que já lá vão... de Dona Loba... Parecem as festas da Loba, carago! Parecem mesmo as festas da Dona Loba!
E foi boa a festa, pá!

Despedimentos

Despedimentos

O silêncio, nas escolas, face à catástrofe dos despedimentos que se avizinha, é ensurdecedor.
Por bem menos, a pouca vergonha da ADD, fomos a Lisboa aos milhares já constataram vários dos mais aguerridos na luta.
E agora que se trata da defesa do posto de trabalho?
Pois... é aquilo que se vê. Que fique bem claro que eu não gosto desta fotografia.

CAPes

CAPes

O silêncio sobre a constituição das CAPes é ensurdecedor. Uma coisa é certa, elas terão de estourar em breve, a próxima semana?, e prometem alguma, muita?, celeuma.
Outra coisa é também certa - as manobras e os cozinhados prometem estorricanços vários, uns certamente do tipo abortivo, outros do tipo Surpresaaaaaa! Olá cá estou euuuuu, brise contínuooooo...
Eu só desejo que o pê esse dê resista à tentação de retirar os carguitos aos acólitos do pê-esse, muitos muitos por esse país fora a comprovar o quanto vale um cartão colorido!, para colocar na sua vez os acólitos do pê esse dê.
Eu desejo... mas a verdade é que nos últimos dias tenho-me sentido, amiúde, uma verdadeira allien...

Passagem de Testemunho











Passagem de Testemunho - Porto
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Passagem de Testemunho

A mãe, já com três filhas e dois filhos, conseguiu o seu terceiro rapaz...
A bem dizer o pai, ausente desta fotografia mas por ali perto, conseguiu o mesmo... eheheh... é caso para dizer que quem espera, sempre alcança...

Ramo de Noiva

Ramo de Noiva - Porto
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Ramo de Noiva

Lindo. De flores brancas feito. Os mais velhos passam o testemunho aos mais novos, renovando assim a humanidade, selando contratos onde o mais importante é o Amor.
Muito andamos enquanto espécie até chegar aqui, a este contrato que se assina livre e conscientemente, esbordando felicidade por todos os poros.
Parabéns, meus queridos B e N!

B and N


Casório - Igreja das Antas - Porto 
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

B an N

Deram o nó. Ontem. Aqui fica o registo, para memória futura, de um dia incrivelmente feliz.

sábado, 16 de junho de 2012

Euro

Euro


Tuna de Medicina

Tuna de Medicina

"Vem a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra por este meio reclamar, sem quaisquer compromissos, o estatuto de mentora e proprietária do primeiro videoclip de uma música de tunas em Portugal! Este projecto pioneiro surge no âmbito do lançamento do nosso quarto álbum de originais, homónimo da canção aqui retratada: "Coimbra dos Amores".

Pertencer a uma tuna é, sem sombra de dúvidas, um veículo excepcional para viver e usufruir em pleno da experiência marcante e lisonjeira que é ser Estudante de Coimbra. Estar na TMUC obriga-nos a despender muito tempo e nem sempre é fácil conciliar a tarefa com os exigentes cursos de Medicina ou Medicina Dentária ou com o simples acto de "comer amendoins" com os amigos na esplanada, o que torna a nossa vida uma azáfama constante, compensada largamente pela amizade entre nós e pelos sorrisos que arrancamos subtilmente ao nosso público variado, ao qual tentamos transmitir incessantemente a nossa alegria, jovialidade e irreverência. Foi precisamente isto que tentámos captar nas gravações deste videoclip! Esperemos que gostem!"

"Viver e Amar!

Coimbra, cidade
de antigas tradições,
Do milagre das rosas,
Da tragédia de um amor
Eterno e, no sentir, tão forte,
Fez Inês rainha, em morte.

Os teus amores,
Guitarras, cantores,
Embalam o luar!
Bela cidade
Dos poetas da saudade
Que para sempre eu vou amar!

Da portagem ao penedo,
Se ergue com esplendor
A cidade da saudade,
O berço dos doutores,
Estudantes que trajam de negro,
Trovadores da boémia e Mondego!"

Letra e Música: Rui André da Providência
Realização: João Rijo Madeira e Tiago Madeira



Nota - Com os meus agradecimentos à Isabel Granadeiro.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Oportunidades de Emprego

Oportunidades de Emprego

Aqui. Para a Alemanha e Noruega.

Notícia do Dia

Notícia do Dia

BCE poderá assumir supervisão bancária

Ops! Ainda bem que temos lá o Constâncio, aquele expert em supervisão bancária!
Respiro de alívio...

Ops! Está a Chegar ao Norte

Ops! Está a Chegar ao Norte

Depois dos bancos Dinamarqueses, agora os Holandeses...

Moody's corta rating de cinco bancos holandeses

E entretanto pelo Sul a coisa deteriora-se com a Espanha à beira do precipício... e a Itália já na calha...

Exemplar

Exemplar

E é tal e qual como cá, onde a culpa morre solteira... não para quem rouba o polvo, é claro!, mas para O Senhor Polvo Himself.

"O tribunal federal de Houston, no Texas, condenou hoje o financeiro norte-americano Allen Stanford a 110 anos de prisão por uma burla de sete mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros).
Allen Stanford, de 62 anos, conhecido por "pequeno Madoff" - em referência ao burlão e financeiro nova-iorquino condenado a 150 anos de prisão -, foi reconhecido como culpado em março último de ter enganado cerca de 30 mil investidores, de mais de 100 países, com investimentos via Banco Stanford International, com sede na ilha de Antigua, nas Antilhas.
O juíz David Hittner considerou os atos de Stanford como uma das mais "chocantes fraudes criminosas".
Na semana passada, o Ministério Público tinha pedido uma pena de 230 anos de prisão.
Allen Stanford está detido desde 2009."

Última Matriz... Até ver...

Última Matriz... Até Ver...

Veja aqui a última, a mais frequinha ou quentinha, a de 14 de Julho.
Amanhã há mais?
Este MEC sempre a inovar... não é um meco não!

Evolução em 5 Minutos

Evolução em 5 Minutos


quinta-feira, 14 de junho de 2012

A Palavra a Jorge de Sena

A Palavra a Jorge de Sena

Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010


A Palavra a Jorge de Sena



A Palavra a Jorge de Sena


"O problema não é salvar Portugal, é salvarmo-nos de Portugal."

Jorge de Sena

Nota - Post inteiramente surripiado aqui.
Hoje mais pertinente que nunca!

Confissão

Confissão

Adoro a sala de aula, o trabalho com e para os meus alunos mas... mas pedia a reforma ainda hoje e ia embora amanhã com um sorriso rasgado nos lábios e abandonava, sem remorsos, esta escola, este país... onde não me reconheço por culpa de alguns.

Ser Condor

Ser Condor

Se esta ventania te fustiga
E o estertor do trovão te abalroa;
Se o pedraço que cai te magoa
E a tempestade não se mitiga,
Porque temes a fúria inimiga?
Porque te encolhes, ó professor,
Se possuis nas nervuras da mão
A força brutal de um tufão?

Se vês a seara ameaçada
Pela pulha praga predadora
E a tua lida geradora
Se agiganta multiplicada,
Porque choras na eira estragada?
Porque te conformas, professor,
Se possuis nas nervuras da mão
Energia que brota do chão?

Se a lavoura do teu longo dia
Se funde com a noite mais escura,
E a cruel voz da conjuntura
Te acusa de ócio e de letargia,
Porque sufocas a rebeldia?
Porque consentes, ó professor,
Se possuis nas nervuras da mão
A seiva da nova geração?

Tu, que trazes cavadas no peito
As cavas chagas da humilhação,
Porque aceitas essa condição?
Porque choras o trilho desfeito
E te encolhes num nicho desfeito?
Porque te curvas, ó professor,
Se possuis nas nervuras da mão
A sina dos tempos que virão?

Porque receias, ó professor,
Ser livre e voar como um condor?

CEF

CEF

Dois em todo o concelho de Amarante?!!!!!!!!!

Catástrofe

Catástrofe

Avizinha-se a passos largos perante a indiferença de muitos que para o ano não terão lugar em lado nenhum. As informações que me vão chegando desta e daquela escola fazem-me prever uma verdadeira catástrofe em termos de horários destruídos num só ano, de uma penada, num abrir e fechar de olhos, num verdadeiro golpe de magia e catrapum... coelhinhos e mais coelhinhos saídos da cartolinha de um governo que fez a sua opção e prefere destruir pessoas a acabar com a pouca vergonha das PPPs.
A catástrofe também atingirá fortemente os professores dos quadros... começo a escutar... Ai é? Como assim?
Pois... assim mesmo.

Ai Portugal Portugal

Ai Portugal Portugal

Não se pode estar direito, quando se tem a espinha torta... ai Portugal, Portugal!

Finito?

Finito?

Sim, de aulas estamos conversados, os meus alunos não me escutarão mais... talvez... talvez... até ao próximo ano lectivo... mas o panorama está demasiado feio em termos de trabalho que ainda terá de se fazer e hoje foi uma excelente amostra disso mesmo.
Na escola desde as 8:25, vim almoçar numa pressinha, entrei pelas 13:25 e cheguei agorinha mesmo a casa depois de um dia inteirinho de trabalho, às voltas com quinhentos mil papeis, sejam em formato por agora informático, sejam já papeis, muitos papeis!, em formato deveras real daqueles que se apalpam e voltam a apalpar e sim, daqueles que espatifam árvores a torto e a direito pelo nosso planeta fora.
É a vida. A nossa vida. Eu, confesso, já suspiro por um país atrasadinho de verdade porque este é atrasadinho que chegue mas armado aos carapaus de corrida... vrrruuumm... vrruuumm...  ai Portugal, Portugal!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santo António


Santo António

Do Blogue Professor Surdo Francisco Goulão.
Com os meus agradecimentos ao autor!

Ooooooooh... a Sério?

Recorte surripiado aqui.

Oooooooh... a Sério?

Ferra aqui a ver se eu deixo...

Ooooooh... a Sério?

Ooooooh... a Sério?

"Sete em cada dez empresários portugueses consideram que os partidos políticos são corruptos ou extremamente corruptos. Este é um dos indicadores divulgados no último relatório da Transparência Internacional, o "Dinheiro, Política e Poder: Riscos de Corrupção na Europa" que destaca Portugal - a par da Grécia e da Espanha - como sendo um país onde a má prática, a ineficiência e a corrupção não são suficientemente controladas e punidas."

E nós que não tínhamos dado por nada...

Euro - Futebol

Euro - Futebol

Pelo barulho escutado aqui no centro da cidade - Gooooooooolo - seguido de gritos e afins... Portugal acabou de marcar.

Amarante

Amarante

Com os meus agradecimentos ao autor, presumo que Daniel Ribeiro.

A Palavra a Mário Nogueira

A Palavra a Mário Nogueira
 

Ai É?

Ai É?

"Apesar da nota positiva e dos elogios ao sucesso da implementação das medidas de austeridade, em termos globais, a troika está cada vez mais desconfortável com os interesses instalados em Portugal, nomeadamente o poder da EDP e da banca, que acredita estarem a criar obstáculos e a atrasar as reformas estruturais."

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Não Me Apetece fazer nada

Não Me Apetece Fazer Nada


 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.