quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Parabéns, Amadeo!

Amadeo de Souza-Cardoso by Google
 
Parabéns, Amadeo!

Abrir o Google e deparar-me com uma pintura de Amadeo de Souza-Cardoso no seu dia de aniversário... hoje, 14 de Novembro de 2012, dia em que faria 125 anos... agradecida, Google!
Ainda ontem O visitei, na sua casa amarantina que também é o Museu que leva o seu nome grande, acompanhando duas turmas de CEF de 2º ano que buscaram inspiração para o posterior fabrico de doçaria alusiva a este nome maior de Amarante e comentei com os alunos que hoje era o seu dia de aniversário, um dia especialíssimo, portanto, para todos quantos tiveram o verdadeiro prazer de nascer nesta terra, única no panorama nacional, porque muito pequena em tamanho e tão grande em vultos dados à Nação.
Sim, amarantinos houve capazes de vencer uma interioridade pesada e de dar novos mundos ao mundo, capazes de abrir janelas e portas de par em par, escancarando-as, permitindo-nos ver para além de, permitindo-nos ver múltiplos cambiantes de cores e de formas, permitindo-nos...
Amadeo de Souza-Cardoso foi/é um deles. Somos dele devedores.


2 comentários:

Hélio Matias disse...

Constatei esta efeméride logo ontem depois da meia noite e...penso já uma vez lhe ter referido que Amarante é um verdadeiro alfobre de "mentes brilhantes", e...tanto que andamos delas precisadas.
Haverá alguma explicação?
Parabéns Amarante|

Anabela Magalhães disse...

A explicação? Não sei. Apenas constato que Amarante deu a Portugal vultos enormes que levaram o seu nome a todo o mundo. :)
Amo eles, esses meus conterrâneos especiais...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.