domingo, 25 de novembro de 2012

Homenagem a Zeca Afonso


 
 Homenagem a Zeca Afonso

Nos 25 anos após a sua morte, Amarante junta-se às comemorações que o relembram e mantêm a sua memória viva e que já se celebraram/celebrarão um pouco por todo o mundo, nomeadamente em Paris.
Em Amarante, elas serão obra dos Amigos Amarantinos dos Amigos Maiores que o Pensamento que, juntando vontades várias e trabalho gratuito e abnegado de pessoas e entidades diversas trarão ao palco do Cinema Teixeira de Pascoaes a peça de teatro "Vejam bem. Na sala há 5 meninas" a cargo do grupo de teatro "Fantocheiro".
Deixo apenas, para além dos apoios focados no cartaz, uma palavra de agradecimento muito especial ao João Sardoeira Pereira da Silva, por todo o tempo que investiu neste projecto, e ao Antero de Alda que brilhantemente concebeu o cartaz e os bilhetes para o espectáculo.
Bem hajam!
Recordemos pois um pensamento e uma voz a que não nos deixou indiferentes.
Continuas connosco, Zeca!

Para quem quiser assistir ao concerto de Paris, é favor clicar aqui.

Amigos, estão todos convidados. Apareçam no dia 1 de Dezembro pelas 21:30 e relembremos um Homem que ficou para sempre gravado na nossa memória colectiva e no nosso património cultural e cujo pensamento continua mais actual do que nunca.
Ora escutem...

Venham mais cinco
Duma assentada
Que eu pago já
Do branco ou tinto
Se o velho estica
Eu fico por cá

Se tem má pinta
Dá-lhe um apito
E põe-no a andar
De espada à cinta
Já crê que é rei
Dàquém e Dàlém Mar

Não me obriguem
A vir para a rua
Gritar
Que é já tempo
D'embalar a trouxa
E zarpar

A gente ajuda
Havemos de ser mais
Eu bem sei
Mas há quem queira
Deitar abaixo
O que eu levantei

A bucha é dura
Mais dura é a razão
Que a sustem
Só nesta rusga
Não há lugar
Pr'ós filhos da mãe

Não me obriguem
A vir para a rua
Gritar
Que é já tempo
D'embalar a trouxa
E zarpar

Bem me diziam
Bem me avisavam
Como era a lei
Na minha terra
Quem trepa
No coqueiro
É o rei


2 comentários:

Hélio Matias disse...

Não podemos esquecer e muito menos "deixar cair" o Zeca.
Os ícones NUNCA se abatem, pese embora a vontade de alguns, mas geralmente é gentinha sem estrutura, sem compreensão para estas coisas e VERDADEIRAMENTE...é gente de outra classe sócio-económica.
É aqui que está o RISCO da divisória.
Abraço...e venham mais 5.

Anabela Magalhães disse...

Está convidado, Hélio! Apareça!
E é verdade que não o podemos deixar esquecer...
Beijos e... venham mais cinco!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.