quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PPA - Parceria Professora Aluno

Trabalho de José Miguel Alves Pereira
Fotografia de José Miguel Alves Pereira
 
PPA - Parceria Professora Aluno

Podia ser uma PPP... mas não é porque é uma PPA... e esta PPA tem tudo a separá-la de uma manhosa e ardilosa PPP, a começar no facto deste trabalho resultar apenas de uma parceria que reflete um grande gosto pelo trabalho, meu e do meu aluno, o que resultou em verdadeiro
trabalho feito de carolice e de amor à arte pela minha profissão, no meu caso, e no caso dele de amor pela pura criatividade artística... e algum amor pela disciplina de História... por certo... assim o espero...
Sou uma criadora/fazedora/acumuladora e vai daí acumulo, ano após ano, trabalho que se veja, que fica, que permanece, que volta e meia é reciclado porque os anos passam e nada pode permanecer imóvel sendo que esta ferramenta de trabalho, chamada PowerPoint, assentou como uma luvinha nas minhas aulas, desde o longínquo ano de 2005, estava eu ainda na ESA e o PowerPoint tinha surgido não há muito tempo... acho eu...
As aulas vão sendo recicladas, o ano passado as de 7º ano, este ano as de 8º, para o ano as de 9º, que eu sou muito metódica e organizada no trabalho e persisto, persisto, tentando fazer sempre mais e melhor a cada ano que passa.
Confesso que a ideia de estruturar, numa apresentação em PowerPoint, o que é um portefólio, para que serve e como o fazer, já me tinha ocorrido em anos anteriores mas ainda não a tinha passado à prática, coisa que só fiz este ano passando os meus alunos a ter acesso a este documento de apoio para os ajudar na organização dos seus próprios portefólios individuais, de avaliação obrigatória, segundo os critérios de avaliação aprovados em pedagógico na EB 2/3 de Amarante.
Para a realização deste trabalho contei com a preciosa ajuda do meu aluno... digamos Zé... que me forneceu todo o seu gosto/trabalho/arte pessoal plasmado em separadores de eu gostei especialmente por revelarem uma veia artística facilmente detectada em tal obra. Vai daí o PPT resultou desta parceria estabelecida entre mim e ele e uma coisa é certa - o meu PPT não seria o mesmo sem as suas ilustrações preciosas, como se pode comprovar aqui, na minha página de recursos para o 7º ano de escolaridade, onde o arquivei. Obrigada, Zé!
Et voilá! Apresentação em PowerPoint prontíssima... só me faltava mesmo confirmar com o António P, expert em Língua Portuguesa e nas normas do novo acordo ortográfico, que eu particularmente não sigo... eheheh... se a grafia portefólio seria mesmo a correcta... e era... bem... entre outras...
Obrigada, António, pelos esclarecimentos rápidos e esclarecidos... passo a expressão!

E pronto! Trabalho concluído que eu agora partilho com os meus leitores... quem sabe este trabalho poderá ser útil a outros?
E já agora... se vos ocorrer alguma sugestão... pois façam o favor de se sentirem à vontade para sugerirem...

4 comentários:

António Pereira disse...

Apanhada! A falar de mim na mensagem da PPA...
Não sendo um expert, mas apenas um amador muito empenhado, deixo mais um desafio.
Na ponta da língua: “à séria”, “a sério” ou tanto faz?
Resposta no http://portuguesemforma.blogspot.pt Bj.
AP

Anabela Magalhães disse...

Eheheh... este pessoal da blogosfera é mesmo hiperactivo!
António, eu ia-lhe fazer uma visita para lhe deixar o link deste post... já que falo em si... eheheh... e voltar-lhe a agradecer a cortesia... pois! Nem me deu tempo! :))))))))
Beijinhos e obrigada! E lá vou...

JC disse...

Ora aqui vai disto, um bom resumo para o que fez:

""O processo de criação não é transparente. Em determinados momentos qualquer coisa em mim - um ritmo, um marulhar de sílabas, imagens - me leva a procurar o papel. De que parte de mim isto vem não sei, é uma necessidade do espírito que subitamente procura tomar expressão."

Eugénio de Andrade

JC

Anabela Magalhães disse...

É uma necessidade de criar alguma coisa... eheheh... espero que minimamente de jeito!
Obrigada por aqui me deixares as palavras de Eugénio de Andrade, João!
Beijocas! Aproveita o último feriado 5 de Outubro...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.