quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Rio Âncora

Rio Âncora - Entre Vila Praia de Âncora e Ponte de Lima - Minho
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Rio Âncora

Nunca antes ouvi falar da sua beleza, da pureza das suas águas transparentes, das suas quedas de água que mergulham em piscinas naturais muito belas até que um dia destes a J me disse "Se vais para Moledo, vai ao Pincho" explicando-me muito vagamente, mas mesmo muito vagamente, como chegar lá.
E lá fui eu à procura do "Pincho", à procura do pequeno Âncora, mas as explicações foram tão vagas tão vagas "estrada nacional entre Vila Praia de Âncora e Ponte de Lima, atenção porque a placa é pequenina e vê-se mal e o caminho é meio manhoso", que acabei num local por mim baptizado de Pincho II, pertença dos Serviços Florestais. Estacionado o carro, atravessada a ponte sobre o Âncora, desci ao rio e explorei a sua margem direita até à queda de água mais violenta, por mim chamada de Pincho II. Atravessei o rio mesmo por cima da queda de água para poder explorar a sua margem esquerda e fui acompanhando uma levada a transbordar de água fresca até ao ponto de entrada no rio. Voltei a atravessá-lo a voltei ao ponto onde comecei a exploração.
O rio é de uma beleza bucólica que até dói, as rochas carregadas de musgos recebem a luz possível, a que consegue romper por entre a vegetação frondosa que ladeia as duas margens de um rio ora calmo, doce e pachorrento, ora apressado e até um pouco violento, aberto em carne viva no xisto que ali faz de leito.
As piscinas de água transparente são ideais para miúdos e graúdos e a água nem sequer é gélida tornando os banhos uma coisa bem apetecível num dia de calor.
Voltarei lá. Desvendarei este segredo aos meus amigos. Pois se até há mesas com bancos corridos para poder picnicar e usufruir de um dia dedicado ao Âncora em toda a sua plenitude! Voltarei lá.
Entretanto "O Pincho", o verdadeiro "Pincho", teve de ficar para o dia seguinte...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.