terça-feira, 7 de agosto de 2012

Protestos - Professores

Protestos - Professores

"À semelhança do que aconteceu há quatro anos, quando Maria de Lurdes Rodrigues era ministra da Educação, os protestos de professores nas redes sociais e na blogosfera voltam agora a estar em alta. Só que hoje, e ao contrário do que então sucedeu, os docentes estão cansados, desiludidos, assustados, segundo resumem ao PÚBLICO cinco profissionais com papel activo na blogosfera."
Leia o artigo completo aqui.

2 comentários:

Paulo Ambrósio disse...

Citação de: http://www.saladosprofessores.com/index.php?option=com_smf&Itemid=62&topic=18147.msg174079#msg174079


Professores protestam na Internet, para já não confiam em manifestações
http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/professores-protestam-na-internet-para-ja-nao-confiam-em-manifestacoes-1558061


Gato escaldado de água fria tem medo




Gato escaldado de água fria tem medo. E quem é anavalhado pelas costas num beco escuro, desviar-se-á dele, até que viva e tenha memória, e até à 5ª geração.

Quando me lembro que a nossa mega-mega, a dos 120 mil, dispersou do Terreiro do Paço noite escura, completamente eufórica e drogada com "vitórias indolores de Pirro ao virar da esquina" berradas ao microfone, sem que da teco-teco dos bonzos sindicais-banana alapados no palanque do microfone, e da Resolução por eles previamente escrita, a palavra "GREVE" não aparecesse nem uma única vez .... (A tal Plataforma - espúrio "albergue espanhol", arco-íris a cheirar a ETAR) como o compreendo (ao tal gato escaldado!).

A seguir todo aquele capital mobilizador, criminosa e premeditadamente desbaratado (as greves nacionais a 92%) - que com mais uma forcinha de 72 horas de greve poria não só MLR mas Ingenheiro & toda a sua corja de joelhos e no desemprego governativo -, a ser inqualificavelmente volatiizado por concentraçõezecas regionais, até ao desmobilizador chuto no traseiro e 'vão para casa contestar, enquanto nós, os da infabildade papal dirigista docente, por vós negociaremos e acordaremos'... Lembram-se?

A paga destes autênticos crimes cupulo-sindicaleiros espúrios e continuados, sem ponta de arrependimento e auto-crítica, que a História começa já a jugar, fabricará - já daqui a 25 dias e desta vez, não só para os costumeiros 35-40 mil contratados, mas também para mais de 20 mil quadros - um escorraçar mais faseado mas nem por isso menos tendencial para o adeus definitivo à profissão, e praticamente com uma mão-à-frente-outra-atrás.


Há quem ganhe brotoeja a ler coisas destas - a nua verdade sem mantos diáfanos de fantasias, mentirolas ou cimento para os olhos do professorado, porque anda mal habitado, poupadinhos a tudo o que seja factual, dialéctico...

Mas dia 1 de Setembro, quando as filas de colegas derem voltas aos IEFP's para tirar a senha, de madrugada e descobrirem o admirável mundo novo do desemprego, do subsídio social e do RSI, da prova de condição de recursos e das apresentações periódicas, e por fim do assistencialismo social e familiar, amiguinhos, que ninguém duvide, será o tempo da queda das máscaras, de acusar, julgar, punir e fazer punir - mesmo que a posteriori - os 'rabanetes' que, de mão dada com MEC's, partindo sadicamente as pernas aos que sempre quiseram lutar a sério, por baixo do pano nos conduziram a este matadouro, a este genocídio laboral docente, e dele lavarão as mãos como Pilatos... E bem mais cedo que alguns parvos-úteis ainda julgam...



Paulo Ambrosio

IPO, 7 de Agost de 2012

Anabela Magalhães disse...

Passei a post!
:)))))

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.